EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EMPATIA DOCENTE: AFETIVIDADE NO ENSINO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Eduarda Stockmann Veni Creator Christian University
  • Veridiana Xavier Dantas Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20607

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Amorosidade docente. Empatia. Afetividade na escola. Crianças com deficiência.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da amorosidade e da empatia, no contexto da educação inclusiva, destacando o papel sensível do professor na mediação dos processos de ensino-aprendizagem de crianças com deficiência. Partindo de uma abordagem teórico-reflexiva, ancorada em autores como Paulo Freire, Rosita Edler Carvalho e Nel Noddings, discute-se como o afeto, a escuta ativa e o reconhecimento da singularidade de cada educando podem contribuir para uma prática pedagógica mais justa, acolhedora e transformadora. O estudo percorre os marcos legais da educação inclusiva no Brasil, os desafios históricos e estruturais, ainda enfrentados no cotidiano escolar, e analisa propostas que valorizam a afetividade como estratégia pedagógica. Além disso, apresenta experiências e práticas bem-sucedidas que mostram ser possível construir um ambiente escolar, no qual a diferença seja compreendida como potência, e não como limitação. Conclui-se que a educação inclusiva afetiva exige compromisso ético, formação continuada e abertura ao outro, sendo um caminho essencial para uma escola verdadeiramente democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Stockmann, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pele Veni Creator Christian University. 

Veridiana Xavier Dantas, Veni Creator Christian University

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba/PB; Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia; Analista Comportamental; Coordenadora e Professora da Faculdade Três Marias/PB; Coordenadora da Educação Básica Municipal/PB; Professora no Mestrado em Ciências da Educação pela Veny Creator Cristian University; palestrante, escritora e consultora de Projetos da FAPTO, FADE.

Downloads

Publicado

2025-09-02

Como Citar

Stockmann, E., & Dantas, V. X. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EMPATIA DOCENTE: AFETIVIDADE NO ENSINO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 364–377. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20607