EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EMPATIA DOCENTE: AFETIVIDADE NO ENSINO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

Autores/as

  • Eduarda Stockmann Veni Creator Christian University
  • Veridiana Xavier Dantas Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20607

Palabras clave:

Educação inclusiva. Amorosidade docente. Empatia. Afetividade na escola. Crianças com deficiência.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da amorosidade e da empatia, no contexto da educação inclusiva, destacando o papel sensível do professor na mediação dos processos de ensino-aprendizagem de crianças com deficiência. Partindo de uma abordagem teórico-reflexiva, ancorada em autores como Paulo Freire, Rosita Edler Carvalho e Nel Noddings, discute-se como o afeto, a escuta ativa e o reconhecimento da singularidade de cada educando podem contribuir para uma prática pedagógica mais justa, acolhedora e transformadora. O estudo percorre os marcos legais da educação inclusiva no Brasil, os desafios históricos e estruturais, ainda enfrentados no cotidiano escolar, e analisa propostas que valorizam a afetividade como estratégia pedagógica. Além disso, apresenta experiências e práticas bem-sucedidas que mostram ser possível construir um ambiente escolar, no qual a diferença seja compreendida como potência, e não como limitação. Conclui-se que a educação inclusiva afetiva exige compromisso ético, formação continuada e abertura ao outro, sendo um caminho essencial para uma escola verdadeiramente democrática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduarda Stockmann, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pele Veni Creator Christian University. 

Veridiana Xavier Dantas, Veni Creator Christian University

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba/PB; Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia; Analista Comportamental; Coordenadora e Professora da Faculdade Três Marias/PB; Coordenadora da Educação Básica Municipal/PB; Professora no Mestrado em Ciências da Educação pela Veny Creator Cristian University; palestrante, escritora e consultora de Projetos da FAPTO, FADE.

Publicado

2025-09-02

Cómo citar

Stockmann, E., & Dantas, V. X. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EMPATIA DOCENTE: AFETIVIDADE NO ENSINO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 364–377. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20607