EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EMPATIA DOCENTE: AFETIVIDADE NO ENSINO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20607Palabras clave:
Educação inclusiva. Amorosidade docente. Empatia. Afetividade na escola. Crianças com deficiência.Resumen
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da amorosidade e da empatia, no contexto da educação inclusiva, destacando o papel sensível do professor na mediação dos processos de ensino-aprendizagem de crianças com deficiência. Partindo de uma abordagem teórico-reflexiva, ancorada em autores como Paulo Freire, Rosita Edler Carvalho e Nel Noddings, discute-se como o afeto, a escuta ativa e o reconhecimento da singularidade de cada educando podem contribuir para uma prática pedagógica mais justa, acolhedora e transformadora. O estudo percorre os marcos legais da educação inclusiva no Brasil, os desafios históricos e estruturais, ainda enfrentados no cotidiano escolar, e analisa propostas que valorizam a afetividade como estratégia pedagógica. Além disso, apresenta experiências e práticas bem-sucedidas que mostram ser possível construir um ambiente escolar, no qual a diferença seja compreendida como potência, e não como limitação. Conclui-se que a educação inclusiva afetiva exige compromisso ético, formação continuada e abertura ao outro, sendo um caminho essencial para uma escola verdadeiramente democrática.
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