AS EMOÇÕES DA CRIANÇA NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Lenice Alves da Silva Nascimento FAESC
  • Lindaci Alves da Silva FAESC
  • Davi Libânio de Mélo FAESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17485

Palavras-chave:

Educação Infantil. Transição. Emoções. Afetividade. Ensino Fundamental.

Resumo

A passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental marca um período de importantes transformações para a criança, tanto no campo pedagógico quanto no emocional. Essa fase é marcada pela saída de um ambiente lúdico e mais acolhedor para um contexto de maior formalidade, regras e exigências acadêmicas. O objetivo geral deste estudo científico é investigar como as emoções podem interferir no processo de ensino aprendizagem da criança na passagem da educação infantil para o ensino fundamental. O método utilizado trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, baseando como referência bibliográfica Vygotsky (2004) e Mello (2002). A pesquisa apontou que o equilíbrio emocional durante essa transição é essencial para o sucesso escolar e o bem-estar geral da criança. Estratégias de apoio, como a comunicação eficaz, o suporte emocional e a criação de um ambiente acolhedor, são fundamentais para ajudar as crianças a gerenciar suas emoções e se adaptarem com mais facilidade ao novo contexto educacional. A Educação Infantil, sendo a primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade preparar os alunos para o Ensino Fundamental e é preciso criar estratégias de acolhimento de forma efetiva para melhor compreender como ocorre este processo de transição, e quais os impactos que podem causar no desenvolvimento educacional é um marco na vida da criança dos pais até mesmo na do educador.

Downloads

Biografia do Autor

Lenice Alves da Silva Nascimento, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada-FAESC.

Lindaci Alves da Silva, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada-FAESC.

Davi Libânio de Mélo, FAESC

Professor Orientador, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Downloads

Publicado

2024-12-10

Como Citar

Nascimento, L. A. da S., Silva, L. A. da, & Mélo, D. L. de. (2024). AS EMOÇÕES DA CRIANÇA NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 2379–2391. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17485