AS EMOÇÕES DA CRIANÇA NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17485Palavras-chave:
Educação Infantil. Transição. Emoções. Afetividade. Ensino Fundamental.Resumo
A passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental marca um período de importantes transformações para a criança, tanto no campo pedagógico quanto no emocional. Essa fase é marcada pela saída de um ambiente lúdico e mais acolhedor para um contexto de maior formalidade, regras e exigências acadêmicas. O objetivo geral deste estudo científico é investigar como as emoções podem interferir no processo de ensino aprendizagem da criança na passagem da educação infantil para o ensino fundamental. O método utilizado trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, baseando como referência bibliográfica Vygotsky (2004) e Mello (2002). A pesquisa apontou que o equilíbrio emocional durante essa transição é essencial para o sucesso escolar e o bem-estar geral da criança. Estratégias de apoio, como a comunicação eficaz, o suporte emocional e a criação de um ambiente acolhedor, são fundamentais para ajudar as crianças a gerenciar suas emoções e se adaptarem com mais facilidade ao novo contexto educacional. A Educação Infantil, sendo a primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade preparar os alunos para o Ensino Fundamental e é preciso criar estratégias de acolhimento de forma efetiva para melhor compreender como ocorre este processo de transição, e quais os impactos que podem causar no desenvolvimento educacional é um marco na vida da criança dos pais até mesmo na do educador.
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