AS EMOÇÕES DA CRIANÇA NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Lenice Alves da Silva Nascimento FAESC
  • Lindaci Alves da Silva FAESC
  • Davi Libânio de Mélo FAESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17485

Palabras clave:

Educação Infantil. Transição. Emoções. Afetividade. Ensino Fundamental.

Resumen

A passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental marca um período de importantes transformações para a criança, tanto no campo pedagógico quanto no emocional. Essa fase é marcada pela saída de um ambiente lúdico e mais acolhedor para um contexto de maior formalidade, regras e exigências acadêmicas. O objetivo geral deste estudo científico é investigar como as emoções podem interferir no processo de ensino aprendizagem da criança na passagem da educação infantil para o ensino fundamental. O método utilizado trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, baseando como referência bibliográfica Vygotsky (2004) e Mello (2002). A pesquisa apontou que o equilíbrio emocional durante essa transição é essencial para o sucesso escolar e o bem-estar geral da criança. Estratégias de apoio, como a comunicação eficaz, o suporte emocional e a criação de um ambiente acolhedor, são fundamentais para ajudar as crianças a gerenciar suas emoções e se adaptarem com mais facilidade ao novo contexto educacional. A Educação Infantil, sendo a primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade preparar os alunos para o Ensino Fundamental e é preciso criar estratégias de acolhimento de forma efetiva para melhor compreender como ocorre este processo de transição, e quais os impactos que podem causar no desenvolvimento educacional é um marco na vida da criança dos pais até mesmo na do educador.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lenice Alves da Silva Nascimento, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada-FAESC.

Lindaci Alves da Silva, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada-FAESC.

Davi Libânio de Mélo, FAESC

Professor Orientador, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Publicado

2024-12-10

Cómo citar

Nascimento, L. A. da S., Silva, L. A. da, & Mélo, D. L. de. (2024). AS EMOÇÕES DA CRIANÇA NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 2379–2391. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17485