A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA INCLUSÃO EFETIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13485Palavras-chave:
Aprendizagem. Integração cognitivo-afetiva. Ensino. Autismo.Resumo
A inclusão de alunos com desenvolvimento atípico no ensino regular configura-se como aspecto central das políticas educacionais em âmbito internacional e no Brasil, especificamente, tem ocorrido um acréscimo constante do número de alunos matriculados, especialmente no Ensino Fundamental, gerando progressivos desafios de natureza organizacional, política, pedagógica e cultural para os educadores. O presente estudo tem como objetivo descrever como as unidades de Educação Infantil vêm promovendo a inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA. A metodologia utilizada foi um estudo de natureza básica, de caráter bibliográfico de abordagem qualitativa, com foco em autores que abordem a temática em questão. Espera-se que ao final desse estudo seja possível compreender melhor a efetivação das ações voltadas para o processo de inclusão, pois assim, melhores serão os resultados de aprendizagem obtidos por todos os envolvidos, notadamente para os alunos com Transtorno de Espectro Autista, até porque, novas compreensões do significado do que é ensinar e aprender numa educação inclusiva permitirá o conhecimento sobre as verdadeiras necessidades e potencialidades de cada um, o que facilitará o desenvolvimento de propostas pedagógicas eficazes na produção de conhecimentos.
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