INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM TEA NA EDUCAÇAO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COGNITIVO

Autores

  • Elenilda Maria da Silva FAESC
  • Jéssica Andresa Oliveira da Silva FAESC
  • Layssa Gabrielle Henrique Pontes de Melo FAESC
  • Márcia Lúcia de Mélo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22069

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Transtorno do Espectro Autista. Educação Infantil.

Resumo

A presente pesquisa aborda a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil, com foco em seu desenvolvimento cognitivo e social. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou observações e entrevistas semiestruturadas com professores experientes para compreender as práticas pedagógicas inclusivas e os desafios enfrentados no ambiente escolar. Os resultados evidenciam que a mediação docente, a parceria com a família e a adaptação das atividades são fundamentais para promover a participação efetiva dos alunos com TEA. Apesar dos avanços nas políticas educacionais inclusivas, persistem desafios como a falta de recursos, formação continuada insuficiente e resistência de alguns profissionais. Conclui-se que a inclusão efetiva depende de planejamento, sensibilidade pedagógica e colaboração entre escola, família e comunidade, garantindo oportunidades de aprendizado significativas e a valorização das diferenças. Este estudo contribui para a reflexão sobre a importância da educação inclusiva na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenilda Maria da Silva, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada-FAESC.

Jéssica Andresa Oliveira da Silva, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada-FAESC.

Layssa Gabrielle Henrique Pontes de Melo, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada-FAESC.

Márcia Lúcia de Mélo

Professora orientadora, Mestre em Ciências da Educação.

Downloads

Publicado

2025-11-14

Como Citar

Silva, E. M. da, Silva, J. A. O. da, Melo, L. G. H. P. de, & Mélo, M. L. de. (2025). INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM TEA NA EDUCAÇAO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COGNITIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 3769–3783. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22069