AVALIAÇÃO DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Marnice Araujo Miglio Valamatos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Ana Cabanas Universidad Nacional de Rosário

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11129

Palavras-chave:

Metodologias Ativas. Prática Pedagógica Universitária. Inovação.

Resumo

Esse artigo buscou discutir sobre as Metodologias Ativas na Prática Docente Universitária, empregada como alternativas didáticas inovadoras para o ensino e a aprendizagem nos cursos de graduação. Dessa maneira, o objetivo geral foi avaliar o uso de metodologias ativas nas práticas pedagógicas. A metodologia foi uma pesquisa de natureza básica, tipo descritiva com abordagem qualiquantitativa. A amostra final foi composta por 119 participantes entre docentes, coordenadores de cursos superiores e pró-reitor de Graduação. Para a coleta de dados se aplicou a técnica de levantamento de dados e como instrumentos dois questionários e um check list para análise documental dos: Projetos Pedagógicos dos Cursos; Diretrizes Curriculares Nacionais e o Plano de Desenvolvimento Institucional. Os principais resultados demonstraram que o uso de metodologias ativas é considerado como inovação pois gera uma mudança de paradigma na epistemologia da prática pedagógica, na forma de ensinar e aprender, diferente da metodologia tradicional. De modo geral, concluiu-se que as estratégias de metodologias ativas no contexto universitário, fomentam a aprendizagem ativa dos estudantes e provocam mudanças na prática pedagógica, apontando-se como alternativas didáticas para docentes que pretendem inovar e fazer a diferença na Universidade do século XXI.

Biografia do Autor

Marnice Araujo Miglio Valamatos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorado em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Ana Cabanas, Universidad Nacional de Rosário

Doutora em Humanidades e Artes com Menção em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de Rosário. 

Downloads

Publicado

2023-09-28

Como Citar

Valamatos, M. A. M., & Cabanas, A. (2023). AVALIAÇÃO DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 2844–2867. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11129