A PREFERÊNCIA DAS CRIANÇAS PELO CELULAR EM DETRIMENTO DO BRINCAR COM MATERIAIS DO SEU COTIDIANO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MOURA BRASIL, FORTALEZA, CEARÁ

Autores

  • Maria Adriana da Silva Uchôa Universidad Del Sol

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9697

Palavras-chave:

Educação. Tecnologia de Informação. Criança. Celular.

Resumo

A capacidade de manuseio das tecnologias de informação (TI), abrange todas as camadas sociais e faixas etárias, destacando-se as crianças e adolescentes que compõe a denominada Geração Z: a que já nasceu em um ambiente com TI, sendo bastante habilidosos ao usar celulares. As crianças que estão matriculadas no pré-escolar já sabem utilizar essas ferramentas. Nesse contexto há a relevante preocupação da Escola em averiguar sobre a seguinte questão: se cedo estas crianças são apresentadas ao mundo virtual, principalmente através dos aparelhos celulares smartphones, isso implica em prejuízos escolares, psicossociais e cognitivos. Para discutir essas e outras importantes questões relacionadas ao uso de celulares pelas crianças de 4-5 anos, a autora do presente artigo desenvolveu uma pesquisa de campo com crianças do Infantil VI com idade entre 4-5 anos, matriculadas no Centro de Educação Infantil Moura Brasil, localizada em Fortaleza, Ceara, Brasil. O objetivo central da pesquisa foi verificar se há preferência das crianças pelo celular em detrimento do uso dos materiais escolares cotidianos. Os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: verificar o grau de satisfação dos estudantes pelo celular em detrimento dos materiais escolares; investigar a rotina das crianças em casa no uso de celulares e brincadeiras e os prováveis impactos no trabalho desenvolvido em sala de aula; sugerir ações pedagógicas para orientar os profissionais de educação sobre como devem ser introduzidas o uso de TI em seus planejamentos curriculares. Os resultados revelaram que crianças matriculadas no Infantil IV, com 4- 5 anos preferem o celular, e ainda mais se for modelo smartphone, em detrimento dos brinquedos, cadernos e livros infantis escolares. A grande expectativa destas crianças é a da diversão. Conclui-se que a escolha pelo celular compromete o uso cotidiano dos materiais escolares, imprescindíveis para a formação escolar e cidadã. Dessa forma é preciso promover intervenções na escola (com a colaboração participativa dos pais) para que sejam aplicadas metodologias de organização da rotina das crianças tanto em casa como na escola com o objetivo de mitigar danos na aprendizagem cognitiva e social da criança.

Biografia do Autor

Maria Adriana da Silva Uchôa, Universidad Del Sol

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol. Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol.  Professora do Ensino Infantil do CEI Moura Brasil. Secretaria Municipal de Fortaleza, Ceará. 

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Publicado

2023-05-31

Como Citar

Uchôa, M. A. da S. (2023). A PREFERÊNCIA DAS CRIANÇAS PELO CELULAR EM DETRIMENTO DO BRINCAR COM MATERIAIS DO SEU COTIDIANO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MOURA BRASIL, FORTALEZA, CEARÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 410–424. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9697