BRINCADEIRA E APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Aparecida Sampaio de Aquino Faculdade Kurios
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10771

Palavras-chave:

Brincar. Atividades lúdicas. Ensino-aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho relata como o ato de brincar da criança mostra que essa atividade é de fundamental importância para o seu desenvolvimento como um ser social. É por meio das atividades lúdicas, que a criança desenvolve vários aspectos ligados ao cognitivo. No universo lúdico a criança se comunica sem precisar falar e através dos jogos, brincadeiras e brinquedos é possível notar os benefícios que estas ações proporcionam no âmbito escolar, no processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pauta também sobre o processo histórico da infância abordando conceitos e definições e o modo de vida da criança. A natureza metodológica deste trabalho é o referencial bibliográfico. O objetivo geral é apresentar as brincadeiras como contribuições que favorecem o desenvolvimento no âmbito escolar. O trabalho aborda a perspectiva do desenvolvimento a partir da concepção de autores e teóricos como Vygotsky e Wallon.

Biografia do Autor

Aparecida Sampaio de Aquino, Faculdade Kurios

Pós-psicopedagogia clínica e institucional, Faculdade Kurios.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Doutor em biologia pela UFPE- Professor DA CBS.

 

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Publicado

2023-08-28

Como Citar

Aquino, A. S. de, & Coutinho, D. J. G. (2023). BRINCADEIRA E APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 1614–1624. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10771