A BRINCAR É APRENDER: IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
doi.org/10.29327/4429644
Palavras-chave:
Brincadeiras. Jogos. Ensino Fundamental. Ludicidade.Resumo
Este artigo pretende refletir a cerca das formas de trabalho com o lúdico: A importância dos jogos e brincadeiras no 1.º Ano do Ensino Fundamental. Ao tratar este assunto, o objetivo é mostrar aos educadores que é possível ensinar qualquer conteúdo de forma prazerosa para as crianças, pois ao brincar a criança estimula várias áreas do cérebro que faz com que ela aprenda a criar, imitar, aprender a respeitar limites, entre outras atividades a de se socializar, á qual se consideram de extrema importância. O artigo teve como abordagem diversos autores: (GILLES BROUGÈRE), (L.S VYGOTSKY), (JEAN CHATEAU) e (JEAN PIAGET). O referido estudo foi bibliográfico, e apresenta reflexões sobre a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras e que estas fazem parte do mundo da criança, pois estão presentes na humanidade desde o seu início. Logo, pretendeu-se contribuir para a compreensão que trata do resgate do lúdico como processo educativo, demonstrando que ao se trabalhar ludicamente não se está abandonando a seriedade e a importância dos conteúdos a serem apresentados à criança, pois as atividades lúdicas são indispensáveis para o seu desenvolvimento sadio e para a apreensão dos conhecimentos, uma vez que possibilitam o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos. Por meio das atividades lúdicas, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY