A BRINCAR É APRENDER: IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

doi.org/10.29327/4429644

Autores

  • Suély do Socorro Cunha de Freitas Alencar Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

Palavras-chave:

Brincadeiras. Jogos. Ensino Fundamental. Ludicidade.

Resumo

Este artigo pretende refletir a cerca das formas de trabalho com o lúdico: A importância dos jogos e brincadeiras no 1.º Ano do Ensino Fundamental. Ao tratar este assunto, o objetivo é mostrar aos educadores que é possível ensinar qualquer conteúdo de forma prazerosa para as crianças, pois ao brincar a criança estimula várias áreas do cérebro que faz com que ela aprenda a criar, imitar, aprender a respeitar limites, entre outras atividades a de se socializar, á qual se consideram de extrema importância. O artigo teve como abordagem diversos autores: (GILLES BROUGÈRE), (L.S VYGOTSKY), (JEAN CHATEAU) e (JEAN PIAGET). O referido estudo foi bibliográfico, e apresenta reflexões sobre a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras e que estas fazem parte do mundo da criança, pois estão presentes na humanidade desde o seu início. Logo, pretendeu-se contribuir para a compreensão que trata do resgate do lúdico como processo educativo, demonstrando que ao se trabalhar ludicamente não se está abandonando a seriedade e a importância dos conteúdos a serem apresentados à criança, pois as atividades lúdicas são indispensáveis para o seu desenvolvimento sadio e para  a apreensão dos conhecimentos, uma vez que possibilitam o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos. Por meio das atividades lúdicas, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente.

 

Biografia do Autor

Suély do Socorro Cunha de Freitas Alencar, Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

Pedagoga graduada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Pós-graduada em educação especial pelas Faculdades Integradas Ipiranga. suely.s.c.freitas@gmail.com.

Downloads

Publicado

27/09/2020

Como Citar

Alencar, S. do S. C. de F. . (2020). A BRINCAR É APRENDER: IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: doi.org/10.29327/4429644. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(9), 19. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/523