A CONTRIBUIÇÃO DO CONTO DE FADAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Jane Teixeira Gomes Torres Veni Creator Christian University
  • Eliete Francisca da Silva Farias Veni Creator Christian University
  • Marcela Tarciana Cunha Martins Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5590

Palavras-chave:

Alfabetização. Contos de Fadas. Educação Infantil.

Resumo

O educador como mediador deve utilizar estratégias de ensino adequadas ao desenvolvimento infantil e buscar de forma lúdica a interação da criança de forma prazerosa no mundo da leitura e da escrita. A partir deste entendimento a presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo sobre a contribuição dos contos de fadas como estratégia de ensino na educação infantil. A metodologia foi uma revisão de literatura, através de leitura de livros, artigos científicos que tratam do tema. Tendo como resultado a verificação de que o conto de fadas é uma literatura com capacidade de exercitar a força do imaginário presente na infância, e que se for trabalhada de forma adequada pode contribuir para o processo de ensino na educação infantil. Concluindo que  é preciso que o educador tenha um olhar atento as diversas estratégias de ensino, em especial os contos de fadas, por se tratar de um recurso  didático que fazem com que a criança sinta o desejo em ir para escola e desenvolva suas potencialidades com prazer.

Biografia do Autor

Jane Teixeira Gomes Torres, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. E-mail: jane.tgt@hotmail.com

Eliete Francisca da Silva Farias, Veni Creator Christian University

Doutoranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. E-mail: franliethe@hotmail.com.

Marcela Tarciana Cunha Martins, Veni Creator Christian University

Doutora em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Curso de Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. E-mail: marcela.tarciana@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Torres, J. T. G. ., Farias, E. F. da S. ., & Martins, M. T. C. . (2022). A CONTRIBUIÇÃO DO CONTO DE FADAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 1788–1796. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5590