A MAGIA DOS CONTOS DE FADAS

Autores

  • Camila da Silva Mendes Faculdade São Fidélis - FSF
  • Ana Paula Uliana Mason Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7041

Palavras-chave:

Contos de Fadas. Criança. Educação. Desenvolvimento.

Resumo

O presente artigo visa discutir, com bases teóricas, a contribuição dos Contos de Fadas no desenvolvimento das crianças, a partir dos três anos de idade, que frequentam a Educação Infantil. A fim de, contemplar o objetivo geral desta pesquisa, o trabalho foi dividido em seis capítulos, que  abordaram os seguintes temas:  “Introdução”, “O que são contos de fadas?”,  “Contexto histórico dos contos de fadas”, “A influência dos contos de fadas no desenvolvimento infantil”, “Contos de Fadas x Criança: a relevância do professor” e as “Considerações finais”. A metodologia neste artigo se constitui em uma pesquisa bibliográfica, pois partiu de estudos realizados em livros e sites. Os principais autores utilizados foram: ABRAMOVICH (2006); BETTELHEIM (2007); COELHO (2006) e (2008); FRANTZ (2005); entre outros. E ainda, qualitativo por interpretar os fatos obtidos e não visar estatísticas gráficas. Conclui-se, a partir do referêncial teórico, a relevância da Literatura dos Contos de Fadas na Educação Infantil, auxiliando as crianças a partir dos três anos de idade, em seus aspectos imaginativos, emocionais e cognitivos, contribuindo positivamente com o seu desenvolvimento integral. Ainda, ficou comprovado a relevância do professor durante o processo de mediação entre os livros e as crianças, visto que, elas precisam de auxílio por, ainda, não serem alfabetizadas.

Biografia do Autor

Camila da Silva Mendes, Faculdade São Fidélis - FSF

Especialista em Educação Básica com ênfase em Ludopedagogia e Literatura Infantil pela Faculdade São Fidélis - FSF. E-mail: kmila.ms@hotmail.com.

Ana Paula Uliana Mason, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Mestranda em Tecnologias Educacionais no programa PPGTIC da UFSC. E-mail: paulinhamason@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/10/2022

Como Citar

Mendes, C. da S. ., & Mason, A. P. U. . (2022). A MAGIA DOS CONTOS DE FADAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 148–164. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7041