CONCEPÇÕES TEÓRICAS SOBRE A ADOÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Esrom de Lima Silva Veni Creator Christian University
  • Eliete Francisca da Silva Farias Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17961

Palavras-chave:

Adoção. Família. Sociedade.

Resumo

A adoção de crianças com deficiência trata-se de um processo que requer cuidado, sensibilidade e um comprometimento significativo por parte dos adotantes e das instituições envolvidas no processo. Esse tipo de adoção envolve desafios únicos, mas também oferece recompensas profundas para as famílias que abraçam essa oportunidade. A partir deste entendimento o presente estudo tem como principal objetivo compreender o processo de adoção principalmente de crianças deficientes e as implicações e impedimentos para este processo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo, tendo como procedimento o levantamento de informações existente na literatura sobre o tema, onde buscou-se realizar um estudo sobre os principais institutos que possam ser abordados por este assunto, desde algumas considerações sobre a adoção, em específico de crianças com deficiência, analisando a legislação que garante o referido processo, como também realização de uma síntese sobre a criança e o poder familiar, tendo em vista, como célula nuclear da sociedade, é responsável pela regulamentação da maior parte das ações que acontecem no meio social. Os resultados obtidos demonstram que infelizmente ainda existe muito preconceito em relação à adoção, principalmente de crianças com deficiência em decorrência do medo do desconhecido, como também que a Lei 12.010/2009 não soluciona todas as questões pendentes e suscitada pela sociedade, no que se refere à adoção. Concluindo que o processo de adoção seja de crianças que tenham ou não deficiência estão amparadas por leis, mas que ainda precisa de um trabalho de conscientização para eliminar os preconceitos que ainda existem, como também o extenso processo que muitas vezes assusta os possíveis adotantes.    

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Biografia do Autor

Esrom de Lima Silva, Veni Creator Christian University

Mestrando em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University (VCCU). Especialista em Direito Processual, pela Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco/Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino (SOPECE) e Graduação em Letras pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO). Servidor Público que atua como Técnico Judiciário no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco.

Eliete Francisca da Silva Farias, Veni Creator Christian University

Doutoranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU). Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Autonóma Del Sur (UNASUR). Especialização em Gestão Educacional pela Faculdade para o Desenvolvimento de Pernambuco (FADEPE) e Graduação em Geografia pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atua como professora e Assessora Acadêmica.  

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Publicado

2025-01-23

Como Citar

Silva, E. de L., & Farias, E. F. da S. (2025). CONCEPÇÕES TEÓRICAS SOBRE A ADOÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2101–2120. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17961