SALA CHEIA, CELA VAZIA: RESULTADO DO PROJETO O CORPO FALA, EVASÃO ZERO

Autores

  • José Roberto da Silva Pontes Veni Creator Christian University
  • Eliete Francisca da Silva Farias Veni Creator Christian University
  • Milton Dantas da Silva Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6924

Palavras-chave:

Atividade Física. Educação Escolar. Transtorno psicológico.

Resumo

A educação de estudantes com doenças psiquiátricas em escola de presídio envolve muito mais que a pessoa com deficiência, envolve também a família, a escola e a sociedade nos seus diversos contextos. O presente estudo objetivou verificar a importância da realização de projetos para melhor interação dos processos de ensino, formais ou não formais para que o aluno possa ser preparado para desenvolver suas capacidades mentais na busca por melhores resultados da aprendizagem em escola de presídio. Para alcançar os objetivos foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as questões que envolvem as aulas de educação Física, como também a aplicação de um projeto de conscientização da necessidade da realização de educação física no ambiente escolar com estudantes com doenças psiquiátricas de escolas em presidio, com profissionais e estudantes de uma escola localizada na Região Metropolitana do Recife. A aplicação do projeto revelou a existência de diversos obstáculos, tais como deficiência de profissionais e de equipamentos, e em se tratando de estudantes que estão inseridos no sistema prisional com doenças psiquiátricas, está duplamente excluído, e para que se tenham os resultados esperados pela escolarização desses estudantes é necessário haver um trabalho de parceria com todos os profissionais envolvidos neste processo. Concluindo que é importante que os profissionais incentivem os estudantes a participarem de todas as atividades que são desenvolvidos para que os mesmos tenham a motivação necessária, e a partir dessas atividades, sair das celas para a sala e aula, para que possam ter um desenvolvimento não só na realização de atividade física, com melhor autoestima, conscientização do seu corpo, seja para o bem estar físico ou mental, mas também incentivo para participarem em todas demais disciplinas que fazem parte do componente curricular da escola.

Biografia do Autor

José Roberto da Silva Pontes, Veni Creator Christian University

Doutorando em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. E-mail: robertopones295@gmail.com.

Eliete Francisca da Silva Farias, Veni Creator Christian University

Doutoranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. E-mail: franliethe@hotmail.com.

Milton Dantas da Silva, Veni Creator Christian University

Doutorado em Ciências da Educação - Veni Creator Christian University. Professor do Curso de Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. E-mail: miltonmarinheiro@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Pontes, J. R. da S. ., Farias, E. F. da S. ., & Silva, M. D. da . (2022). SALA CHEIA, CELA VAZIA: RESULTADO DO PROJETO O CORPO FALA, EVASÃO ZERO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 964–971. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6924