GESTÃO DA SALA DE AULA, UM DESAFIO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

  • Modesto Vilembo Jorge Instituto Superior Politécnico de Benguela
  • Henriqueta Mutaleno Camenhe Pereira Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18847

Palavras-chave:

Gestão. Sala de Aulas. Processo de ensino aprendizagem.

Resumo

O presente artigo visa analisar o desafio da gestão da sala de aulas, no processo de ensino aprendizagem, visto que a profissão docente é um ofício que proporciona vários desafios para os professores. Comportamentos que os alunos apresentam desafiam de certa maneira a prática docente. Durante a minha experiencia na docência já acompanhei situações de vários professores com dificuldades em gerir os conflitos na sala de aulas. Precisamos compreender que assim, o presente trabalho levanta o seguinte problema: ate que ponto a gestão da sala de aula impacta no processo de ensino aprendizagem. O objetivo da gestão da sala de aula é possibilitar um ambiente propício para um melhor nível de aprendizagem por parte dos alunos, aplicando técnicas, controlando processos, analisando os resultados e aperfeiçoando os métodos de ensino. A correlação entre gestão e o sucesso estudantil deve dar aos professores motivação para examinar suas práticas desde o começo do ano escolar (Walters; Frei, 2009). Devemos entender que dentro da sala de aulas o professor é considerado como um responsável que gerência o comportamento dos alunos e muitas vezes confundida como sendo sinônimo de disciplina. A razão da utilização de gestão e disciplina como sinônimos se dá devido ao fato de que o professor em primeiro lugar tem que estabelecer como a sala de aula irá funcionar, para despois esperar o bom comportamento dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Modesto Vilembo Jorge, Instituto Superior Politécnico de Benguela

Instituto Superior Politécnico de Benguela.

Henriqueta Mutaleno Camenhe Pereira, Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela

Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela. 

Downloads

Publicado

2025-05-16

Como Citar

Jorge, M. V., & Pereira, H. M. C. (2025). GESTÃO DA SALA DE AULA, UM DESAFIO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 3752–3760. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18847