ABSENTISMO ESCOLAR DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM – UM DESAFIO DA ACTIVIDADE DOCENTE

Autores

  • Juliano Vikuana Moisés Muli Instituto Superior Politecnico Jean Piaget
  • Modesto Vilembo Jorge Instituto Superior Politécnico de Benguela

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.19423

Palavras-chave:

Absentismo. Alunos. Processo de ensino aprendizagem.

Resumo

O presente artigo visa analisar o absentismo escolar dos alunos no processo de ensino aprendizagem – um desafio da actividade. Em muitas escolas de Benguela tem se registado situação do absentismo escolar, situação que tem deixado preocupada toda comunidade académica, visto que ´o aluno é preparado para servir o país futuramente, com a prática do absentismo, o futuro é posto em causa, estimulando situações não abonatórias para o processo de ensino aprendizagem. Absenteísmo escolar é a falta de frequência às aulas ou a outras atividades escolares, sem justificação. O absenteísmo crônico é quando o aluno falta muito à escola, seja por qualquer motivo, justificado ou não. O absentismo escolar, se repetido, conduz inevitavelmente ao insucesso escolar e abandono precoce dos estudos, favorecendo situações de desigualdade social, desemprego, criminalidade. Assim, o presente estudo leva-nos a perceber as principais causas do absentismo escolar nas escolas de Benguela, por ser uma situação preocupante no processo de ensino aprendizagem que compromete o desenvolvimento cognitivo, intelectual e cultural do aluno. Sendo assim, para analisar essa questão, o método adotado foi o analítico sintético, indutivo-dedutivo e pesquisa bibliográfica

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Biografia do Autor

Juliano Vikuana Moisés Muli, Instituto Superior Politecnico Jean Piaget

Instituto Superior Politecnico Jean Piaget de Benguela.

Modesto Vilembo Jorge, Instituto Superior Politécnico de Benguela

Instituto Superior Politécnico de Benguela. 

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Publicado

2025-08-05

Como Citar

Muli, J. V. M., & Jorge, M. V. (2025). ABSENTISMO ESCOLAR DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM – UM DESAFIO DA ACTIVIDADE DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 385–396. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.19423