EDUCAÇÃO INOVADORA: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO SÉCULO XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17813

Palavras-chave:

Educação Inovadora. Metodologias Ativas. Integração Tecnológica na Educação. Currículo Flexível. Formação de Professores.

Resumo

A transformação da educação no século XXI demanda a formação de indivíduos preparados para lidar com um mundo em rápida evolução, onde habilidades técnicas se combinam com competências socioemocionais. Este artigo explora as práticas e metodologias inovadoras na educação, como as metodologias ativas, a interdisciplinaridade e o uso das tecnologias digitais, discutindo o impacto dessas abordagens na formação de competências essenciais, como criatividade, pensamento crítico e colaboração. Além disso, aborda-se a relevância de currículos flexíveis e do novo papel dos educadores como facilitadores do aprendizado. Por meio de uma análise abrangente, são discutidas as oportunidades e os desafios que a inovação educacional apresenta para o desenvolvimento integral do estudante, com reflexões sobre as implicações para professores e instituições.

Biografia do Autor

José Augusto Souza Gomes da Silva, Christian Business School

Doutorando em Ciência da Educação. Christian Business School-CBS. Flórida-Estados Unidos. Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Mestre em Engenharia Mecânica. Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). São Paulo – Brasil.

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Prof.°Dr° do Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação Christian Business School-CBS Doutor em Biologia. UFPE.

 

Downloads

Publicado

2025-01-10

Como Citar

Silva, J. A. S. G. da, & Coutinho, D. J. G. (2025). EDUCAÇÃO INOVADORA: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO SÉCULO XXI. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 776–781. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17813