UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR: METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Wender Imperiano Ribeiro Soares Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17057

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Interdisciplinaridade. Metodologias Ativas.

Resumo

O presente artigo explora a aplicação de metodologias ativas no ensino de educação ambiental no contexto da interdisciplinaridade, visando torná-lo mais atrativo para uma geração hiperconectada. Justifica-se pela necessidade de superar o desinteresse causado pelo ensino tradicional e formar cidadãos conscientes e engajados. O estudo aborda conceitos teóricos e propõe práticas pedagógicas como Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Fenômenos, Gamificação e Mapas Mentais. Os resultados indicam que a interdisciplinaridade, aliada às metodologias ativas, torna a educação ambiental mais significativa, conectando saberes e engajando estudantes. Conclui-se que a transformação do ensino requer esforço coletivo entre escolas, famílias e políticas públicas, promovendo uma educação que prepare os estudantes para os desafios ambientais contemporâneos.

Biografia do Autor

Wender Imperiano Ribeiro Soares, Veni Creator Christian University

Mestrando em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU) e professor de Geografia da Rede Pública do Estado da Paraíba.

Downloads

Publicado

2024-11-26

Como Citar

Soares, W. I. R. (2024). UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR: METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 6926–6941. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17057