UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR: METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17057Palavras-chave:
Educação Ambiental. Interdisciplinaridade. Metodologias Ativas.Resumo
O presente artigo explora a aplicação de metodologias ativas no ensino de educação ambiental no contexto da interdisciplinaridade, visando torná-lo mais atrativo para uma geração hiperconectada. Justifica-se pela necessidade de superar o desinteresse causado pelo ensino tradicional e formar cidadãos conscientes e engajados. O estudo aborda conceitos teóricos e propõe práticas pedagógicas como Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Fenômenos, Gamificação e Mapas Mentais. Os resultados indicam que a interdisciplinaridade, aliada às metodologias ativas, torna a educação ambiental mais significativa, conectando saberes e engajando estudantes. Conclui-se que a transformação do ensino requer esforço coletivo entre escolas, famílias e políticas públicas, promovendo uma educação que prepare os estudantes para os desafios ambientais contemporâneos.
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