VÍNCULOS AFETIVOS NO CÁRCERE: IMPACTO NA MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES PRIVADAS DE LIBERDADE

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz Veni Creator Christian University
  • Cláudia Maria de Souza Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13580

Palavras-chave:

Vínculos Afetivos. Motivação para aprender. Ambiente Prisional Feminino. Estudantes Privadas de liberdade.

Resumo

Os vínculos afetivos são essenciais para a motivação e aprendizagem das estudantes no cárcere, apesar dos desafios inerentes ao ambiente prisional a escola pode ser um espaço de crescimento pessoal para as estudantes privadas de liberdade. Neste contexto, este artigo tem como objetivo principal, avaliar como as relações afetivas estabelecidas no espaço prisional feminino influenciam a motivação das estudantes nos processos de aprendizagem. Para tanto, utilizou-se da metodologia do ensaio acadêmico, que consistiu em uma síntese e análise crítica das ideias e pontos de vista de diversos autores sobre o tema. Ao avaliar a dinâmica das relações afetivas no ambiente prisional, foi possível identificar como a motivação das estudantes é influenciada por esses laços emocionais. A análise revelou nuances importantes sobre como a construção de vínculos afetivos pode ser um catalisador fundamental para o engajamento e o interesse nas atividades educacionais. Portanto, conclui-se que a promoção consciente de vínculos afetivos no sistema prisional feminino não apenas impacta positivamente o processo de aprendizagem, mas também se revela essencial para o estabelecimento de práticas educacionais mais humanizadas. Essa constatação ressalta a necessidade de políticas e abordagens educacionais que reconheçam e promovam ativamente a construção de relações afetivas como parte integrante do desenvolvimento integral das estudantes privadas de liberdade.

Biografia do Autor

Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, Veni Creator Christian University

Professora da Escola Estadual Irmã Dulce da Penitenciária Feminina de Abreu e Lima - Pernambuco.  Licenciada em Química -UFRPE. Aluna do programa de Mestrado em Ciências da Educação da Veni Creator Christian University. 

Cláudia Maria de Souza, Veni Creator Christian University

Professora Orientadora. Doutora em Ciências da educação - UNINTER, docente dos programas de mestrado e doutorado da Veni Creator Christian University, Faculdade Três Marias (FTM), e UFB nos cursos de Saúde e Educação.

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Publicado

2024-04-18

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F., & Souza, C. M. de. (2024). VÍNCULOS AFETIVOS NO CÁRCERE: IMPACTO NA MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES PRIVADAS DE LIBERDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1843–1857. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13580