AMBIENTE ESCOLAR E DIVERSIDADE SEXUAL: LUGAR DE INCLUSÕES E RESPEITO MÚTUO, DENTRO DO SISTEMA PRISIONAL

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz Universidade catolica de Pernambuco
  • Carlos Alberto Cavalcanti Valença Rede Escola Estadual de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11030

Palavras-chave:

Diversidade de Gênero. Educação nas prisões. Mulheres encarceradas. Direito à educação.

Resumo

O estudo apresentado tem como finalidade discutir como o direito à educação é assegurado quando se refere a realidade de mulheres no sistema prisional. O cenário jurídico e educativo que protegem o direito de gênero, é lido a partir de um grande recorte como forma de argumentar as ausências que prejudicam a garantia do direito à educação ao mencionado público. Apresenta-se como objetivo geral da pesquisa, compreender quais as lacunas e questões que complementam o ingresso a educação por mulheres presas, quando forem considerados em uma perspectiva de gênero. Essa investigação consistiu em um ensaio teórico realizado a partir de pesquisas na literatura sobre o tema, onde o estudo apontou algumas questões de gênero que estão interligadas com o acesso à educação por mulheres presas, como também a situação social que as envolvem e quanto a educação no cárcere oferece. Os achados mostram as disparidades envolvidas na realidade vivenciada no cárcere, a carência de profissionais na área de ensino, os aspectos compatíveis à arquitetura, às vagas e ao desrespeito as mulheres presas. Argumenta-se, por fim, que existe invisibilidade eternizada pelo Estado, no que tem relação as questões da educação no cárcere e a quebra com preconceitos de gênero, que em linhas gerais, se torna difícil garantir o direito a educação de mulheres no sistema prisional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, Universidade catolica de Pernambuco

Professora da Escola Estadual Irmã Dulce da Penitenciária Feminina de Abreu e Lima, Pernambuco (PFAL). Licenciada em Química e Especialista em mídias da educação (UFRPE).

Carlos Alberto Cavalcanti Valença, Rede Escola Estadual de Pernambuco

Professor da Rede Escola Estadual de Pernambuco.  Biólogo; Especialista em Saúde Pública (FIOCRUZ-PE) e Entomologia Médica   (USP).

Downloads

Publicado

2023-09-19

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F., & Valença, C. A. C. (2023). AMBIENTE ESCOLAR E DIVERSIDADE SEXUAL: LUGAR DE INCLUSÕES E RESPEITO MÚTUO, DENTRO DO SISTEMA PRISIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 1945–1959. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11030