A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NA DOCÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR E O SISTEMA PRISIONAL

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11467

Palavras-chave:

Educação socioemocional. Docência. Ambiente Escolar. Sistema Prisional.

Resumo

Este artigo visa analisar e discutir a temática da educação socioemocional no contexto da docência, com ênfase na relação entre o ambiente escolar e o sistema prisional. A educação socioemocional desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos socialmente conscientes e emocionalmente equilibrados, tanto nas escolas quanto nas prisões. Exploraremos como a implementação de programas de educação socioemocional pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e emocionais em estudantes e detentos, promovendo um ambiente mais saudável e resiliente tanto nas instituições de ensino quanto no sistema prisional. O estudo enfatiza ainda, a importância da colaboração entre educadores, profissionais do sistema prisional e sociedade em geral para garantir a implementação eficaz dessas práticas. Para tanto a metodologia utilizada foi o ensaio acadêmico que consistiu em uma análise e síntese crítica do tema. Por fim, conclui-se, que a educação socioemocional não apenas fortalece as habilidades emocionais e interpessoais dos indivíduos, mas também contribui para a construção de comunidades mais empáticas, seguras e resilientes.

Biografia do Autor

Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, UNINASSAU

Professora da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco.  Psicóloga e Especialista em Programa Saúde da Família (UNINASSAU)

 

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Publicado

2023-10-25

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F. (2023). A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NA DOCÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR E O SISTEMA PRISIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 3834–3846. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11467