A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NA DOCÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR E O SISTEMA PRISIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11467Palavras-chave:
Educação socioemocional. Docência. Ambiente Escolar. Sistema Prisional.Resumo
Este artigo visa analisar e discutir a temática da educação socioemocional no contexto da docência, com ênfase na relação entre o ambiente escolar e o sistema prisional. A educação socioemocional desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos socialmente conscientes e emocionalmente equilibrados, tanto nas escolas quanto nas prisões. Exploraremos como a implementação de programas de educação socioemocional pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e emocionais em estudantes e detentos, promovendo um ambiente mais saudável e resiliente tanto nas instituições de ensino quanto no sistema prisional. O estudo enfatiza ainda, a importância da colaboração entre educadores, profissionais do sistema prisional e sociedade em geral para garantir a implementação eficaz dessas práticas. Para tanto a metodologia utilizada foi o ensaio acadêmico que consistiu em uma análise e síntese crítica do tema. Por fim, conclui-se, que a educação socioemocional não apenas fortalece as habilidades emocionais e interpessoais dos indivíduos, mas também contribui para a construção de comunidades mais empáticas, seguras e resilientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY