TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PRISÕES: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10952Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Metodologias Ativas. Física. Prisões. Transformação Educacional.Resumo
Este artigo visa analisar o impacto da implementação de metodologias ativas na disciplina de Física, no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em prisões. Para tanto, a metodologia da pesquisa foi o ensaio teórico, que consistiu na síntese e crítica da literatura sobre a temática. A pesquisa evidenciou como a adoção de estratégias pedagógicas interativas pode revolucionar o cenário educacional dentro do sistema prisional. A aplicação de metodologias ativas, como resolução de problemas em grupo, experimentação prática e discussões, não apenas desperta o interesse dos alunos, mas também melhora a retenção de conhecimento e promove habilidades críticas de pensamento. Conclui-se, portanto que é necessário repensar a EJA em prisões, buscando abordagens centradas no aluno para efetivamente transformar o ambiente educacional. Através dessas práticas, não apenas a compreensão da Física é aprimorada, mas também as perspectivas educacionais e sociais dos detentos são expandidas, preparando-os para uma reintegração mais eficaz na sociedade após a sua liberação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY