DESAFIOS E ALTERNATIVAS DO ENSINO DA FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO ESCOLAR EM PRISÕES FEMININAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10948Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Desafios. Alternativas. Prisões femininas. Ensino de física.Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir os desafios e apresentar alternativas para o ensino da física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto escolar em prisões femininas. A educação dentro do sistema prisional é fundamental para promover a ressocialização e a reinserção social das detentas, e a disciplina de física desempenha um papel importante nesse processo. No entanto, há vários obstáculos a serem superados, incluindo a falta de recursos didáticos adequados, a falta de formação específica dos professores e as dificuldades enfrentadas pelas próprias detentas. Neste contexto, metodologia utilizada para a pesquisa foi a do ensaio teórico que consistiu em uma síntese e análise crítica da literatura sobre o tema. Para tanto, foram discutidos os desafios e apresentadas alternativas para tornar o ensino da física mais efetivo no contexto prisional, como a adaptação do conteúdo para situações do cotidiano das detentas, a utilização de recursos audiovisuais e experimentos simples e a promoção de atividades práticas que estimulem a participação ativa das alunas. Por meio da análise dessas alternativas, espera-se contribuir para a melhoria do ensino da física na EJA em prisões femininas e, consequentemente, para a ressocialização dessas mulheres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY