DESAFIOS E ALTERNATIVAS DO ENSINO DA FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO ESCOLAR EM PRISÕES FEMININAS

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz Universidade Catolica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10948

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Desafios. Alternativas. Prisões femininas. Ensino de física.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir os desafios e apresentar alternativas para o ensino da física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto escolar em prisões femininas. A educação dentro do sistema prisional é fundamental para promover a ressocialização e a reinserção social das detentas, e a disciplina de física desempenha um papel importante nesse processo. No entanto, há vários obstáculos a serem superados, incluindo a falta de recursos didáticos adequados, a falta de formação específica dos professores e as dificuldades enfrentadas pelas próprias detentas. Neste contexto, metodologia utilizada para a pesquisa foi a do ensaio teórico que consistiu em uma síntese e análise crítica da literatura sobre o tema. Para tanto, foram discutidos os desafios e apresentadas alternativas para tornar o ensino da física mais efetivo no contexto prisional, como a adaptação do conteúdo para situações do cotidiano das detentas, a utilização de recursos audiovisuais e experimentos simples e a promoção de atividades práticas que estimulem a participação ativa das alunas. Por meio da análise dessas alternativas, espera-se contribuir para a melhoria do ensino da física na EJA em prisões femininas e, consequentemente, para a ressocialização dessas mulheres.

Biografia do Autor

Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, Universidade Catolica de Pernambuco

Professora da Escola Estadual Irmã Dulce da Penitenciária Feminina de Abreu e Lima, Pernambuco (PFAL). Licenciada em Química e Pós-graduada em mídias da educação (UFRPE); Atualmente Estudante de Licenciatura Plena em Física (UNICAP).

Downloads

Publicado

2023-09-14

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F. (2023). DESAFIOS E ALTERNATIVAS DO ENSINO DA FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO ESCOLAR EM PRISÕES FEMININAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 1605–1613. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10948