DESAFIOS E ALTERNATIVAS DO ENSINO DA FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO ESCOLAR EM PRISÕES FEMININAS

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz Universidade Catolica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10948

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Desafios. Alternativas. Prisões femininas. Ensino de física.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir os desafios e apresentar alternativas para o ensino da física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto escolar em prisões femininas. A educação dentro do sistema prisional é fundamental para promover a ressocialização e a reinserção social das detentas, e a disciplina de física desempenha um papel importante nesse processo. No entanto, há vários obstáculos a serem superados, incluindo a falta de recursos didáticos adequados, a falta de formação específica dos professores e as dificuldades enfrentadas pelas próprias detentas. Neste contexto, metodologia utilizada para a pesquisa foi a do ensaio teórico que consistiu em uma síntese e análise crítica da literatura sobre o tema. Para tanto, foram discutidos os desafios e apresentadas alternativas para tornar o ensino da física mais efetivo no contexto prisional, como a adaptação do conteúdo para situações do cotidiano das detentas, a utilização de recursos audiovisuais e experimentos simples e a promoção de atividades práticas que estimulem a participação ativa das alunas. Por meio da análise dessas alternativas, espera-se contribuir para a melhoria do ensino da física na EJA em prisões femininas e, consequentemente, para a ressocialização dessas mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, Universidade Catolica de Pernambuco

Professora da Escola Estadual Irmã Dulce da Penitenciária Feminina de Abreu e Lima, Pernambuco (PFAL). Licenciada em Química e Pós-graduada em mídias da educação (UFRPE); Atualmente Estudante de Licenciatura Plena em Física (UNICAP).

Downloads

Publicado

2023-09-14

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F. (2023). DESAFIOS E ALTERNATIVAS DO ENSINO DA FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO ESCOLAR EM PRISÕES FEMININAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 1605–1613. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10948