DESESPERO POR TRÁS DAS GRADES: UM ESTUDO SOBRE AUTOMUTILAÇÃO E SUICÍDIO EM INSTITUIÇÕES PRISIONAIS FEMININAS

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz Universidade Catolica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10899

Palavras-chave:

Automutilação. Suicídio. Prisões Femininas. Saúde Mental. Desespero. Estratégias de Prevenção.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a problemática do desespero, automutilação e suicídio em instituições prisionais femininas, lançando luz sobre um tema complexo e muitas vezes negligenciado. Explorando as causas subjacentes, implicações psicológicas e estratégias de prevenção, o estudo busca compreender as complexidades desses comportamentos autodestrutivos entre as mulheres encarceradas. Para tanto, a metodologia utilizada foi o ensaio teórico que consistiu em uma análise e síntese crítica da literatura sobre o tema.  Sendo assim, a análise revelou a interação de fatores como histórico de trauma, falta de acesso a tratamento de saúde mental, isolamento social e condições prisionais como contribuintes para o desespero por trás das grades. Por fim, conclui-se que a automutilação e o suicídio emergem como formas extremas de expressar essa dor emocional, apontando para a urgência de intervenções sensíveis ao gênero e centradas no bem-estar emocional.

Biografia do Autor

Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, Universidade Catolica de Pernambuco

Professora da Escola Estadual Irmã Dulce da Penitenciária Feminina, de Abreu e Lima, Pernambuco (PFAL). Psicóloga e Licenciada em, química. Pós-graduada em mídias da educação (UFRPE) e Programa Saúde da Família (UNINASSAU).

Downloads

Publicado

2023-09-11

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F. (2023). DESESPERO POR TRÁS DAS GRADES: UM ESTUDO SOBRE AUTOMUTILAÇÃO E SUICÍDIO EM INSTITUIÇÕES PRISIONAIS FEMININAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 1070–1086. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10899

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.