ANALFABETISMO E PRISÃO: IMPLICAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11419Palavras-chave:
Detentos. Analfabetismo. Ressocialização. Letramento. Sistema prisional.Resumo
O analfabetismo é um dos problemas sociais mais graves em muitas partes do mundo, impedindo o desenvolvimento pessoal e limitando as oportunidades de emprego. Quando combinado com o sistema prisional, cria um ciclo de desvantagem que é difícil de ser quebrado. Neste sentido, este artigo visa explora a interligação entre o analfabetismo e o sistema prisional, destacando as implicações da educação na ressocialização dos indivíduos encarcerados. Para tanto, A pesquisa teve como metodologia a revisão de literatura, para o desenvolvimento da pesquisa, serviram de base o Google Acadêmico, artigos científicos, teses, dissertações e livros. Por fim, conclui-se que, é importante reconhecer o analfabetismo como um fator significativo no ciclo de prisão e pobreza. Despertando a sociedade e os formuladores de políticas Públicas a investir na educação como uma maneira fundamental de quebrar o ciclo vicioso do analfabetismo e da prisão. Além disso, o estudo destaca a necessidade de proporcionar oportunidades educacionais dentro do sistema prisional para ajudar os detentos a adquirirem habilidades que possam ajudá-los a se reintegrar na sociedade de forma produtiva após a libertação.
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