ANALFABETISMO E PRISÃO: IMPLICAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11419

Palavras-chave:

Detentos. Analfabetismo. Ressocialização. Letramento. Sistema prisional.

Resumo

O analfabetismo é um dos problemas sociais mais graves em muitas partes do mundo, impedindo o desenvolvimento pessoal e limitando as oportunidades de emprego. Quando combinado com o sistema prisional, cria um ciclo de desvantagem que é difícil de ser quebrado. Neste sentido, este artigo visa explora a interligação entre o analfabetismo e o sistema prisional, destacando as implicações da educação na ressocialização dos indivíduos encarcerados.  Para tanto, A pesquisa teve como metodologia a revisão de literatura, para o desenvolvimento da pesquisa, serviram de base o Google Acadêmico, artigos científicos, teses, dissertações e livros. Por fim, conclui-se que, é importante reconhecer o analfabetismo como um fator significativo no ciclo de prisão e pobreza. Despertando a sociedade e os formuladores de políticas Públicas a investir na educação como uma maneira fundamental de quebrar o ciclo vicioso do analfabetismo e da prisão. Além disso, o estudo destaca a necessidade de proporcionar oportunidades educacionais dentro do sistema prisional para ajudar os detentos a adquirirem habilidades que possam ajudá-los a se reintegrar na sociedade de forma produtiva após a libertação.

Biografia do Autor

Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, UNINASSAU

Professora da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco.  Psicóloga e Especialista em Programa Saúde da Família (UNINASSAU).

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F. (2023). ANALFABETISMO E PRISÃO: IMPLICAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 2936–2952. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11419