CORRELAÇÃO ENTRE A GESTÃO TÓXICA E O ADOECIMENTO MENTAL DOCENTE: RELATOS DE CASOS

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11416

Palavras-chave:

Gestão Tóxica, Adoecimento Mental, Docentes, Relatos de Casos, Bem-Estar Profissional.

Resumo

A educação desempenha um papel essencial na formação das futuras gerações, e os docentes têm a responsabilidade de guiar e inspirar os alunos. No entanto, a profissão docente está enfrentando desafios significativos relacionados ao adoecimento mental dos professores, muitos dos quais estão sendo atribuídos a um ambiente de trabalho tóxico e à má gestão das equipes educacionais. Este estudo visa investigar a correlação entre a gestão tóxica e o adoecimento mental dos docentes por meio de uma análise aprofundada de relatos de casos. Exploramos experiências reais de educadores que enfrentaram ambientes de trabalho tóxicos, onde líderes adotaram práticas prejudiciais, causando estresse, ansiedade e esgotamento mental. Ao examinar esses casos, identificamos padrões de comportamento tóxico por parte dos gestores e analisamos os impactos diretos sobre a saúde mental dos docentes. Este estudo destaca a urgência de reconhecer e abordar a gestão tóxica nas instituições educacionais para proteger a saúde e o bem-estar emocional dos professores. Para tanto, a metodologia adotada foi a do ensaio acadêmico, que consistiu em uma análise e síntese crítica de estudos da literatura sobre a gestão tóxica e a saúde mental de docentes. Por fim, conclui-se que é necessária a promoção de estratégias de combate de gestão tóxica no ambiente escolar para se ter um local de trabalho saudável, respeitador, ético para os docentes, garantindo assim a qualidade do ensino e o futuro das próximas gerações.

Biografia do Autor

Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

Professora da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco.  Psicóloga e Especialista em Programa Saúde da Família (UNINASSAU)

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F. (2023). CORRELAÇÃO ENTRE A GESTÃO TÓXICA E O ADOECIMENTO MENTAL DOCENTE: RELATOS DE CASOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 2868–2886. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11416