ENTRE NÚMEROS E IMAGENS: REPRESENTAÇÕES DE MULHERES EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Francisco de Sousa Júnior Universidade Federal de Campina Grande
  • José Emanuel da Silva Soares Universidade Federal de Campina Grande
  • Josefa Kauany Pereira da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • André Pereira da Costa Costa Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0003-0303-8656
  • Rozilene Lopes de Sousa Alves Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.29960

Palavras-chave:

Educação crítica. Gênero. Visualidade. Diversidade racial. Material curricular.

Resumo

Este artigo analisa como mulheres são representadas nas imagens da coleção Araribá Conecta Matemática, destinada aos anos finais do Ensino Fundamental e aprovada no Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2024. A investigação é qualitativa, documental e orientada pela Análise de Conteúdo. O corpus reúne fotografias e ilustrações selecionadas nos quatro volumes da coleção, examinadas segundo protagonismo, contexto de atuação, diversidade racial e social e relação entre imagem, texto e atividade matemática. Para caracterizar a participação didática das imagens, emprega-se uma tipologia que distingue funções epistêmica, ilustrativa, comunicativa e decorativa. O recorte apresenta mulheres em práticas científicas e esportivas, incluindo mulheres negras, mas também indica reduzida visibilidade feminina nas referências à História da Matemática. Predominam usos ilustrativos e comunicativos; a participação direta das imagens na elaboração do conhecimento matemático é menos evidente. Conclui-se que a análise conjunta da função didática e da representação social evidencia possibilidades e limites do material, enquanto a mediação docente pode ampliar sua leitura crítica por meio de tarefas que articulem conhecimentos matemáticos, investigação de dados e problematização das relações de gênero e raça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Sousa Júnior, Universidade Federal de Campina Grande

Estudante de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras – PB, Brasil. 

José Emanuel da Silva Soares, Universidade Federal de Campina Grande

Estudante de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras – PB, Brasil.

Josefa Kauany Pereira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Estudante de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras – PB, Brasil.

André Pereira da Costa Costa, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor da Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras – PB, Brasil.

Rozilene Lopes de Sousa Alves, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professora da Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras – PB, Brasil. 

Downloads

Publicado

2026-09-04

Como Citar

Sousa Júnior, F. de, Soares, J. E. da S., Silva, J. K. P. da, Costa, A. P. da C., & Alves, R. L. de S. (2026). ENTRE NÚMEROS E IMAGENS: REPRESENTAÇÕES DE MULHERES EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(9), 1–14. https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.29960