CORRELAÇÃO ENTRE O USO DE PSICOFARMACOS COM O COMPORTAMENTO, MOTIVAÇÃO E O ABANDONO ESCOLAR DE ESTUDANTES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz Universidade Catolica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10898

Palavras-chave:

Psicofármacos. Comportamento. Motivação. Abandono Escolar. Estudantes Privadas de Liberdade.

Resumo

O contexto carcerário apresenta desafios complexos, e compreender como os psicofármacos influenciam o comportamento dos estudantes, sua motivação para a educação e o risco de abandono escolar é de extrema importância para sua reintegração na sociedade. Este artigo tem por objetivo discutir a correlação entre o uso de psicofármacos no comportamento, na motivação e no abandono escolar de estudantes em privação de liberdade. São apresentados ainda meios de intervenções e estratégias de promoção da educação e saúde mental e as questões éticas e sociais da administração desses medicamentos em ambientes educacionais em prisões. Para tanto, a metodologia adotada foi o ensaio teórico que consistiu em uma análise e síntese crítica de estudos sobre a saúde mental, a educação e o uso de psicofármacos em ambientes prisionais. Por fim, conclui-se que é necessária uma colaboração multidisciplinar entre profissionais de saúde mental, educadores, e todos os funcionários do sistema prisional para promover a saúde mental educacional de estudantes em privação de liberdade.

Biografia do Autor

Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, Universidade Catolica de Pernambuco

Professora da Escola Estadual Irmã Dulce da Penitenciária Feminina, de Abreu e Lima, Pernambuco (PFAL). Psicóloga e Licenciada em química. Pós-graduada em mídias da educação (UFRPE) e Programa Saúde da Família (UNINASSAU).

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Publicado

2023-09-11

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F. (2023). CORRELAÇÃO ENTRE O USO DE PSICOFARMACOS COM O COMPORTAMENTO, MOTIVAÇÃO E O ABANDONO ESCOLAR DE ESTUDANTES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 1040–1053. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10898