A LUDICIDADE E O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15652Palavras-chave:
Brincar. Crianças. Escrita.Resumo
A ludicidade, através de brincadeiras, jogos e atividades ao ar livre, permite que as crianças encontrem maneiras de lidar com conflitos diários nas instituições de educação infantil. Esse processo fomenta a construção de novos conhecimentos, explorando e criando possibilidades de aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Segundo Pernambuco (2019), é essencial tratar as crianças como sujeitos integrais, desenvolvendo-se por meio das interações sociais e brincadeiras. As Interações e Brincadeiras são eixos centrais do Currículo de Pernambuco, devendo ser valorizadas e respeitadas na Educação Infantil. Este artigo tem como objetivo apresentar a ludicidade como fio condutor para o desenvolvimento da leitura e escrita na educação infantil. A metodologia utilizada é um relato de experiência que revela a beleza e os desafios do desenvolvimento do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Os resultados indicam que, com metodologias assertivas e estímulos adequados, as crianças conseguem aprender o sistema notacional da escrita alfabética de maneira significativa e sem sofrimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY