LUDOTERAPIA CENTRADA NA CRIANÇA: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO SETTING TERAPÊUTICO

Autores

  • Lara Martins de Souza Uniredentor - AFYA
  • Laura da Silva Velozo Uniredentor - AFYA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10934

Palavras-chave:

Ludoterapia. Ludoterapia centrada na criança. Brincar. Infância.

Resumo

Considerando que, por um longo período na história, a infância não era reconhecida como uma fase do desenvolvimento e as crianças eram consideradas “adultos em miniaturas” (Ariès, 1986), entende-se que, com o passar do tempo, a infância foi aos poucos sendo construída socialmente e historicamente, as crianças passaram a ter seus direitos e o desenvolvimento durante essa fase da vida passou a ser melhor estudado e compreendido. Assim, cabe destacar que, a partir do entendimento de tal fase, as brincadeiras passaram a serem vistas como um importante aspecto do desenvolvimento, pois através do brincar, a criança consegue vivenciar sua autenticidade, sendo a aceitação e a compreensão das pessoas ao seu redor fatores importantes para um desenvolvimento saudável. Neste trabalho, objetiva-se compreender a ludoterapia e a importância das brincadeiras durante os atendimentos infantis; conceituar a ludoterapia sob uma perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa; justificar como a criança se expressa a partir de suas brincadeiras; e explicar como o psicólogo pode ser um facilitador no processo de construção da subjetividade da criança. Para tanto, procede- se a análise de diferentes bibliografias presentes em livros, artigos científicos e dissertações através da pesquisa analítica e revisão bibliográfica. Parte-se da hipótese de que, a partir das brincadeiras, a criança vivencia experiências importantes para a formação de sua subjetividade. Antes mesmo de se comunicar com sons, a criança brinca com as pessoas que estão em sua volta, sendo assim, a ludicidade pode ser considerada como sendo a primeira fonte de comunicação infantil.

Biografia do Autor

Lara Martins de Souza, Uniredentor - AFYA

Aluna no curso de Psicologia, Uniredentor – AFYA.

Laura da Silva Velozo, Uniredentor - AFYA

Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho, Pós-Graduada em Neuropsicologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Pós-Graduada em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá, Docente no curso de Psicologia, Uniredentor - AFYA .

Downloads

Publicado

2023-09-13

Como Citar

Souza, L. M. de, & Velozo, L. da S. (2023). LUDOTERAPIA CENTRADA NA CRIANÇA: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO SETTING TERAPÊUTICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 1370–1380. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10934

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.