OS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO (TAE) E SUA PARTICIPAÇÃO COMO EDUCADORES NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13794Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica. Formação Integral. Técnico-Administrativo em Educação. Educador.Resumo
Este texto versa sobre a importância da atuação dos técnico-administrativos em educação como educadores na perspectiva da omnilateralidade e da formação integral dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e sobre a falta de visibilidade e compreensão dessa atuação dentro das instituições, trazendo algumas hipóteses sobre os motivos que levaram a tal apagamento. O embasamento teórico parte das bases conceituais que fundamentam a Educação Profissional e Tecnológica em diálogo com grandes pesquisadores da área como Pacheco (2011), Moura (2013), Ciavatta (2005), Frigotto, Ciavatta (2003), Saviani (2017) e de questões levantadas por Monlevade (2009), além de outros trabalhos que discutem as atividades dos trabalhadores não docentes dentro dos espaços escolares, destacando as atividades dos técnico-administrativos em educação nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O trabalho visa a contribuir para as discussões a respeito da formação integral no âmbito da EPT e da compreensão da participação dos TAE envolvidos nos processos formativos para além da relação professor-aluno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY