OS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO (TAE) E SUA PARTICIPAÇÃO COMO EDUCADORES NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13794

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica. Formação Integral. Técnico-Administrativo em Educação. Educador.

Resumo

Este texto versa sobre a importância da atuação dos técnico-administrativos em educação como educadores na perspectiva da omnilateralidade e da formação integral dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e sobre a falta de visibilidade e compreensão dessa atuação dentro das instituições, trazendo algumas hipóteses sobre os motivos que levaram a tal apagamento. O embasamento teórico parte das bases conceituais que fundamentam a Educação Profissional e Tecnológica em diálogo com grandes pesquisadores da área como Pacheco (2011), Moura (2013), Ciavatta (2005), Frigotto, Ciavatta (2003), Saviani (2017) e de questões levantadas por Monlevade (2009), além de outros trabalhos que discutem as atividades dos trabalhadores não docentes dentro dos espaços escolares, destacando as atividades dos técnico-administrativos em educação nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O trabalho visa a contribuir para as discussões a respeito da formação integral no âmbito da EPT e da compreensão da participação dos TAE envolvidos nos processos formativos para além da relação professor-aluno.

Biografia do Autor

Giselle Freitas Mapa, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestranda pelo Instituto Federal de Minas Gerais. Bolsista do Projeto “Educação Profissional e Tecnológica em perspectivas: os sujeitos, seus discursos e representações” (Projeto FAPEMIG/APQ 02220-21) –

Adilson Ribeiro de Oliveira, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutor em Letras (Linguística e Língua Portuguesa). Professor Titular do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Campus Ouro Branco), Docente e pesquisador do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFMG).

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

Mapa, G. F., & Oliveira, A. R. de. (2024). OS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO (TAE) E SUA PARTICIPAÇÃO COMO EDUCADORES NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 2968–2682. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13794