A EDUCAÇÃO OMNILATERAL E A EMANCIPAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24260

Palavras-chave:

Educação omnilateral. Educação emancipadora. Formação humana integral.

Resumo

Os conceitos educação omnilateral e educação emancipadora são recorrentes nos discursos sobre educação. Contudo, nem sempre são compreendidos os seus significados e nem a sua real importância para a educação contemporânea. O objetivo deste artigo é analisar de que forma a educação omnilateral pode possibilitar a emancipação do sujeito, como possibilidade para uma formação humana integral. Além disso, visa refletir sobre esses dois conceitos educacionais, inclusive apresentar a relação entre ambos. A metodologia adotada nessa investigação foi de abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa bibliográfica, com buscas em artigos científicos e livros que tratam da temática. A omnilateralidade, termo de origem marxista, pressupõe o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, emocional, tecnológica e diversas outras. De maneira semelhante, a educação emancipadora, baseada, principalmente, nos pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire, implica na formação do sujeito crítico, autônomo e livre. Nesse sentido, a relação entre instrução e trabalho produtivo é fator crucial para superação da alienação e da divisão social entre trabalho manual e intelectual. Conclui-se que a educação na perspectiva da omnilateralidade pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades críticas, criativas e sociais, preparando os indivíduos para enfrentar os desafios contemporâneos, tendo em vista a formação integral do sujeito e a transformação da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Belchior Ribeiro Leite, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando em Educação, do Programa de Pós-Graduação (PPGE) da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto/MG. MESTRE em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFB - Instituto Federal de Brasília/DF. Possui Especialização lato-sensu em Inspeção, Orientação, Supervisão e Gestão em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes - UCAM/RJ. Possui Licenciatura Plena em Física pela FINOM - Faculdade do Noroeste de Minas/MG e Licenciatura Plena em Normal Superior pela Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros/MG. Atualmente é supervisor pedagógico e professor na Rede Municipal de Ensino de Riachinho – MG. Participante do Grupo de Pesquisa de Tecnologias em Educação (TECNOGEO) da Universidade Federal de Ouro Preto e também, no Grupo de Pesquisa Integração no Ensino Médio - EPT - IFB.

Jacks Richard de Paulo, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); Mestre em Ciências Naturais - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Especialista em Ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), Especialista em Tutoria na Educação a Distância pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Bacharel em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professor do Departamento de Educação/ICHS/UFOP e do seu Programa de Pós-Graduação em Educação. Possuo experiência na área de Educação e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, educação inclusiva, educação ambiental, novas tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem. Participante do Grupo de Pesquisa de Tecnologias em Educação (TECNOGEO) da Universidade Federal de Ouro Preto. 

Downloads

Publicado

2026-02-19

Como Citar

Leite, B. R., & Paulo, J. R. de. (2026). A EDUCAÇÃO OMNILATERAL E A EMANCIPAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–21. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24260