A SUPERLOTAÇÃO DOS PRESÍDIOS E A REINCIDÊNCIA DELITIVA COMO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DE SEGURANÇA PÚBLICA

Autores

  • Bruno da Silva Nascimento Soares Centro Universitário Metodista IPA image/svg+xml
  • Gislaine Silveira Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Aline Andressa Trennepohl Borges Universidade de Passo Fundo(UPF)
  • Suelen da Rosa Teixeira Universidade da Região da Campanha( URCAMP)
  • Leandro Luis de Lima niversidade Luterana do Brasil- ULBRA
  • Fabio Rafael Corrêa Oliveira Faculdade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.919

Palavras-chave:

Segurança pública. Superlotação em presídios. Sistema prisional.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral ressaltar informações generalizadas sobre a superlotação dos presídios e suas atribuições estratégicas, assim como estabelecer dados bibliográficos sobre o desenvolvimento desta em relação aos principais problemas de segurança pública. Esse estudo se justifica por apresentar a superlotação dos presídios e a reincidência delitiva como os principais problemas de segurança pública, visto que cada vez mais se alicerça a construção de organizações e também demanda colaborar para a produção do estudo e desenvolvimento de diversas capacidades, com inclusão de profissionais vigentes no trabalho e na formação. Sendo que, por sua vez, apresenta uma contribuição assegurada por meio da utilidade do trabalho a todos, assim como por sua contribuição cumulativa, ou seja, através dos dados que este agrega ao grupo de conhecimento científico da temática. E, por fim, por meio do ineditismo da matéria ou da aproximação e apoio a ultrapassagem de ausências no estudo. Considerando todos os objetivos propostos inicialmente, pode ser concluído que depois das análises e estudos relacionados a essa temática, a abordagem desejada foi abrangida com sucesso, ressaltando de maneira geral todos os pontos necessários para ser atingido um pensamento sobre o tema de modo preciso.

 

 

Biografia do Autor

Bruno da Silva Nascimento Soares, Centro Universitário Metodista IPA

Graduado em Administração pelo Centro Universitário Metodista (IPA). Pós-graduado em Gestão Prisional pela Faveni. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: Bruno.nascimento.adm@gmail.com.

Gislaine Silveira Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Graduada em Comunicação Social- Habilitada em Relações Públicas  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-graduada em Perfis criminais e comportamentais pela IBRA. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail:gislainesilveira16@gmail.com.

Aline Andressa Trennepohl Borges, Universidade de Passo Fundo(UPF)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo(UPF). Pós-graduada em Segurança Pública pela Faculdade Alfamérica. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: aline_atb@hotmail.com.

Suelen da Rosa Teixeira, Universidade da Região da Campanha( URCAMP)

Graduada em Gestão Ambiental pela Universidade da Região da Campanha( URCAMP). Pós-graduada em Perícia e Auditoria Ambiental pela Uninter. Pós-graduada em Segurança Pública e Cidadania pela IBRA. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail:suelen.teixeira@hotmail.com.

Leandro Luis de Lima, niversidade Luterana do Brasil- ULBRA

Graduado em Segurança Pública pela Universidade Luterana do Brasil- ULBRA. Especialista em Direito Criminal pela Uniasselvi. Policial Penal SEAPEN/RS. E-mail: leandro-luis@susepe.rs.gov.br.

Fabio Rafael Corrêa Oliveira, Faculdade Cruzeiro do Sul

Graduado em Gestão Pública pela Faculdade Cruzeiro do Sul. MBA em gestão Pública pela Faculdade Cruzeiro do Sul. Policial Penal SEAPEN/RS. E-mail: rafael.oliveira.msn@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-04-27

Como Citar

Soares, B. da S. N. ., Nunes, G. S. ., Borges, A. A. T. ., Teixeira, S. da R. ., Lima, L. L. de ., & Oliveira, F. R. C. . (2021). A SUPERLOTAÇÃO DOS PRESÍDIOS E A REINCIDÊNCIA DELITIVA COMO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DE SEGURANÇA PÚBLICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 872–882. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.919