UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA QUE MOSTRA A REALIDADE DOS APENADOS NOS PRESÍDIOS BRASILEIROS E SEUS DIREITOS

Autores

  • Bruno da Silva Nascimento Soares Centro Universitário Metodista
  • Gislaine Silveira Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aline Andressa Trennepohl Borges Universidade de Passo Fundo
  • Lucas Peixoto da  Silveira Faculdade Anhanguera do Rio Grande
  • Fábio Lopes  Schwertz Universidade Luterana do Brasil
  • Carla Pilling dos Santos Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4198

Palavras-chave:

Ressocialização. Direitos Humanos. Saúde.

Resumo

O presente trabalho propõe-se a uma sucinta análise que mostra a preocupação em torno dos direitos humanos que torna-se cada vez mais necessária devido às grandes desigualdades sociais que afetam nossa sociedade e geram consequente violação a esses direitos. É necessário que os direitos humanos sejam pensados de modo contínuo, em todos os espaços, em todos os momentos. A finalidade deste estudo é mostrar a situação do sistema prisional brasileiro e apresentar os seus principais problemas, apontando assim o princípio da dignidade da pessoa humana e seus direitos. A desestruturação do sistema prisional evidencia o descaso da prevenção e da reabilitação do preso. A importância dos direitos humanos, relata que esses se posicionam como previsões absolutamente necessárias a todas as constituições, no sentido de consagrar o respeito à dignidade humana, garantir a limitação de poder e visar ao pleno desenvolvimento da personalidade humana. Vários fatores se englobam para um precário sistema prisional. Entretanto, o abandono e o descaso do poder público ao longo dos anos vieram por agravar ainda mais a desordem do sistema prisional brasileiro. A superlotação no sistema prisional é um dos grandes problemas, impedindo que possa existir qualquer tipo de ressocialização e atendimento à população carcerária, o que faz surgir, constantes rebeliões. Destacando-se também que a alimentação é precária, sendo que a assistência médica, higiene e dentre outros elementos necessários para a vida dos apenados são insuficientes. Sabemos que o direito à saúde e a educação é um direito fundamental e social. Nosso maior desafio é consumar para que se torne possível sua concretização, de modo consciente e razoável. O cárcere atual está ignorando os direitos humanos, em especial o direito à saúde. Há negligência estatal, conforme os dados trazidos pelo presente trabalho, o cárcere é sinônimo de esquecimento e abandono.

Biografia do Autor

Bruno da Silva Nascimento Soares, Centro Universitário Metodista

Graduado em Administração pelo  Centro Universitário Metodista (IPA). Pós-graduado em Gestão Prisional pela Faveni. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: Bruno.nascimento.adm@gmail.com.

Gislaine Silveira Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Comunicação Social- Habilitada em Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-graduada em Perfis criminais e comportamentais pela IBRA. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: gislainesilveira16@gmail.com.

Aline Andressa Trennepohl Borges, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo(UPF). Pós-graduada em Segurança Pública pela Faculdade Alfamérica. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: aline_atb@hotmail.com.

Lucas Peixoto da  Silveira, Faculdade Anhanguera do Rio Grande

Graduado em Engenharia de Produção pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande. Pós-graduado em Gestão Prisional pela faculdade Faveni. Policial penal da SEAPEN/RS. E-mail lucas2246@hotmail.com

Fábio Lopes  Schwertz, Universidade Luterana do Brasil

Graduado em licenciatura em História pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
Pós-Graduado em Gestão Prisional pela Faculdade Faveni. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: fabio85lopes@yahoo.com

Carla Pilling dos Santos, Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista

Graduada em Educação física pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista. Centro Universitário Metodista. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: carlapillings@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Soares, B. S. N., Nunes, G. S. ., Borges, A. A. T., Silveira, L. P., Schwertz, F. L., & Santos, C. P. dos . (2022). UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA QUE MOSTRA A REALIDADE DOS APENADOS NOS PRESÍDIOS BRASILEIROS E SEUS DIREITOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 485–496. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4198