PEDAGOGIA NO SISTEMA PRISIONAL FRENTE À INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Bruno da Silva  Nascimento Faculdade Faveni
  • Gislaine Silveira Nunes Faculdade IBRA
  • Aline Andressa Trennepohl Borges Faculdade Alfamérica
  • Lucas Peixoto da  Silveira Faculdade Faveni
  • Fábio Lopes  Schwertz Faculdade Faveni
  • Carla Pilling dos Santos SEAPEN/RS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4206

Palavras-chave:

Pedagogia. Sistema Prisional. Inclusão Social. Legislação.

Resumo

O presente trabalho surge com intuito de trazer à baila uma discussão sobre tão importante assunto que é o sistema prisional, destacando a atividade de pedagogia como instituto de inclusão social. Neste contexto se busca evidenciar o trabalho do professor na reconstrução e transformação dos apenados que se propõem a condição de alunos, buscando uma nova condição de vida e de oportunidades. Para possibilitar melhor compreensão sobre o assunto, a análise estará voltada a pesquisa bibliográfica de autores renomados que falam do tema, bem como se utilizará de pesquisa da legislação e demais normativas que tratam das questões da educação de forma geral, como a Constituição Federal Brasileira, Lei de Execução Penal – LEP  Lei Nr 7.210/84 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Com esta pesquisa se pretende ao final poder demonstrar e aclarar a necessidade de atividade pedagógicas no âmbito prisional.

Biografia do Autor

Bruno da Silva  Nascimento, Faculdade Faveni

Graduado em Administração pelo Centro Universitário Metodista (IPA). Pós-graduado em Gestão Prisional pela Faveni. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: Bruno.nascimento.adm@gmail.com.

Gislaine Silveira Nunes, Faculdade IBRA

Graduada em Comunicação Social- Habilitada em Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-graduada em Perfis criminais e comportamentais pela IBRA. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail:gislainesilveira16@gmail.com.

Aline Andressa Trennepohl Borges, Faculdade Alfamérica

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo(UPF). Pós-graduada em Segurança Pública pela Faculdade Alfamérica. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: aline_atb@hotmail.com.

Lucas Peixoto da  Silveira, Faculdade Faveni

Graduado em Engenharia de Produção pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande do Sul. Pós-graduado em Gestão Prisional pela faculdade Faveni. Policial penal da SEAPEN/RS. E-mail lucas2246@hotmail.com

Fábio Lopes  Schwertz, Faculdade Faveni

Graduado em licenciatura em História pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Pós-Graduado em Gestão Prisional pela Faculdade Faveni. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: fabio85lopes@yahoo.com

Carla Pilling dos Santos, SEAPEN/RS

Graduada em Educação física pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista. Centro Universitário Metodista. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: carlapillings@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Nascimento, B. S., Nunes, G. S. ., Borges, A. A. T. ., Silveira, L. P., Schwertz, F., & Santos, C. P. dos . (2022). PEDAGOGIA NO SISTEMA PRISIONAL FRENTE À INCLUSÃO SOCIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 566–580. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4206