MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA COMO ESTRATÉGIAS NA GESTÃO DE PESSOAS: O TRABALHO DO GESTOR NUMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE SÃO JERÔNIMO/RS

Autores

  • Fabio Rafael Corrêa de Oliveira Faculdade Cruzeiro do Sul
  • Bruno da Silva Nascimento Soares Centro Universitário Metodista (IPA)
  • Gislaine Silveira Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Aline Andressa Trennepohl Borges Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Suelen da Rosa Teixeira Universidade da Região da Campanha( URCAMP)
  • Leandro Luis de Lima Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.921

Palavras-chave:

Motivação. Liderança.  Gestor Escolar. Teorias Motivacionais. Formas de liderança.

Resumo

O trabalho apresentado tem como questionamento central o modo como uma gestora escolar analisa seu trabalho frente a um grupo de professores de uma escola particular, motivando, liderando e resolvendo problemas burocráticos, administrativos e pedagógicos tudo ao mesmo tempo. Este trabalho tem como objetivo analisar quais fatores da organização que mais influenciam o grupo de professores de uma escola particular do município de São Jerônimo pela visão da gestora escolar, sua busca para motivar o grupo de professores e funcionários e como exerce sua liderança perante aos colaboradores. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, onde foi montado um estudo de caso pautado em entrevista de cinco perguntas abertas feitas para a gestora da escola de Educação Infantil e um levantamento bibliográfico sobre motivação e liderança. Seus resultados mostram que dentro dos fatores que mais motivam os funcionários são o reconhecimento aos trabalhos feitos e a possibilidade de opinar sobre as melhorias a serem realizadas na escola e os que menos motivam são os fatores salariais e a comunicação.

 

Biografia do Autor

Fabio Rafael Corrêa de Oliveira, Faculdade Cruzeiro do Sul

Graduado em Gestão Pública pela Faculdade Cruzeiro do Sul. MBA em gestão Pública pela Faculdade Cruzeiro do Sul. Policial Penal SEAPEN/RS. E-mail: rafael.oliveira.msn@hotmail.com.

Bruno da Silva Nascimento Soares, Centro Universitário Metodista (IPA)

Graduado em Administração pelo Centro Universitário Metodista (IPA). Pós-graduado em Gestão Prisional pela Faveni. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: Bruno.nascimento.adm@gmail.com.

Gislaine Silveira Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Comunicação Social- Habilitada em Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-graduada em Perfis criminais e comportamentais pela IBRA. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail:gislainesilveira16@gmail.com.

Aline Andressa Trennepohl Borges, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-graduada em Segurança Pública pela Faculdade Alfamérica. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: aline_atb@hotmail.com.

Suelen da Rosa Teixeira, Universidade da Região da Campanha( URCAMP)

Graduada em Gestão Ambiental pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Pós-graduada em Perícia e Auditoria Ambiental pela Uninter. Pós-graduada em Segurança Pública e Cidadania pela IBRA. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail:suelen.teixeira@hotmail.com.

Leandro Luis de Lima, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Graduado em Segurança Pública pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Especialista em Direito Criminal pela Uniasselvi. Policial Penal SEAPEN/RS. E-mail: leandro-luis@susepe.rs.gov.br.

Downloads

Publicado

2021-04-27

Como Citar

Oliveira, F. R. C. de ., Soares, B. da S. N. ., Nunes, G. S. ., Borges, A. A. T. ., Teixeira, S. da R. ., & Lima, L. L. de . (2021). MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA COMO ESTRATÉGIAS NA GESTÃO DE PESSOAS: O TRABALHO DO GESTOR NUMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE SÃO JERÔNIMO/RS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 892–907. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.921