O OLHAR POLÍTICO E AFETIVO DO GESTOR ESCOLAR: CAMINHOS PARA UMA ESCOLA HUMANIZADA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18522Palavras-chave:
Gestão Escolar. Liderança humanizada. Acolhimento.Resumo
O presente artigo tem como principal objetivo demonstrar como o olhar político, afetivo e acolhedor do gestor escolar contribui satisfatoriamente no desempenho da comunidade escolar. Procurando entender como a gestão escolar impacta no desenvolvimento e sucesso organizacional das instituições de ensino e como esse olhar leva à um caminho para uma escola humanizada. Adotou-se uma metodologia de revisão de literatura,ainda que breve,crucial para compreender o estado atual do tema proposto, na qual se analisam publicações acadêmicas, artigos e estudos anteriores relacionados à gestão escolar,liderança humanizada e acolhimento . Diante das leituras realizadas a temática nos faz depreender que o papel da gestão acolhedora é fundamental,para garantir que alunos, professores e familiares se sintam bem recebidos e integrados à rotina da escola.Isso envolve práticas de liderança que promovem um ambiente de apoio e compreensão,de forma a integrar todos os membros à dinâmica da escola. A importância do olhar político e acolhedor do gestor escolar é essencial como fator para o desempenho da comunidade escolarl.O papel do gestor dentro de uma instituição escolar é fundamental, exigindo dele não apenas conhecimento, competência, mas também a habilidade de dinamizar e implementar políticas escolares que visam alcançar os objetivos educacionais propostos.Foi verificado conceituações sobre o objeto de estudo, comparando e explorando as divergências de cada definição através de uma analise qualificativa e revisão bibliográfica, complementando e enriquecendo as pesquisas sobre as temáticas estudadas ou assuntos correlacionados com o tema Gestão escolar. Foi observado artigos, publicações em sites, revistas com publicações relacionadas a educação e livros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY