GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: UM OLHAR PARA AS HABILIDADES, COMPETÊNCIAS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS DOS DIRECTORES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DA CAÁLA

Autores

  • Mário Graça da Costa Universidade Internacional Iberoamericana do México – UNINI MÉXICO
  • Francisco Zacarias Enoque Universidade Europeia de Atlântico – Espanha
  • Henriques da Costa Graça Universidade Europeia de Atlântico – Espanha

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3724

Palavras-chave:

Gestão escolar Democrática. Participativa. Liderança. Humildade.

Resumo

O presente Artigo tem por objectivo compreender como a gestão escolar Democrática desenvolve e exerce as suas funções, visando identificar conceitos e reconhecer habilidades, perspectivando o futuro e os grandes desafios das escolas no que tange a gestão democrática, como elementos necessários para gerir. O problema de pesquisa é: como a gestão escolar democrática e participativa desenvolve e exerce as suas funções no ambiente escolar no Município da Caála? O tema da pesquisa A Gestão escolar Democrática e Participativa: Um olhar para as habilidades, perspectivas e desafios dos directores escolares do Município da Caála, surgiu a partir de reflexões realizadas nas aulas da Disciplina de Organização e Gestão Escolar no Curso de Licenciatura em Psicologia do Instituto Superior Politécnico Caála – Polo Universitário do Bailundo. Para a elaboração do presente artigo, utilizou-se a pesquisa quanti-qualitativa e exploratória, e as informações foram colectadas por meio de entrevistas e questionáris Adoc com quatro directores das escolas Públicas do Município da Caála – Província do Huambo, um Coordenador do Polo Universitário do ISPC, quinze estudantes do 4º Ano de Licenciatura em Ensino Primário e Psicologia, ambos profesores e directores de algumas escolas públicas. A importância da gestão democrática é por o Director ser o indivíduo quem deve incentivar e auxiliar a sua equipe, desempenhando o papel de um bom líder. Para que isso aconteça é importante que ele compreenda que o líder sabe dividir as suas responsabilidades e isso faz com que todos sintam-se parte da escola e trabalhem em prol de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade.
Palavras-Chave: Gestão escolar Democrática. Participativa. Liderança. Humildade.

Biografia do Autor

Mário Graça da Costa, Universidade Internacional Iberoamericana do México – UNINI MÉXICO

Doutorando em Educação na linha de pesquisa em Organização e Gestão de Centro Educativos pela Universidade Internacional Iberoamericana do México – UNINI MÉXICO e Professor do Instituto Superior Politécnico Caála – Angola -  Huambo. Mestre em Educação na  Especialidade  de Organização e Gestão de Centros Educativos pela Universidade Europeia de Atlântico – Espanha; Pós - Graduado em Pedagogia e Gestão de Projectos pela UJES (pós Lato Sensu);  Pós – Graduado em Administração Autárquica pelo Instituto de Cooperação Jurídica  da Universidade de Lisboa em parceria com a Faculdade de Direito da  UJES (pós Lato Sensu); Licenciado em Engenharia Informática e Computadores pela Universidade José Eduardo dos Santos – Angola; Membro efectivo da Ordem dos Engenheiros de Angola com Cédula Profissional n.º 3484; Membro do Grupo de Investigação da UNINI –BR. Email: mario.graca@doctorado.unini.edu.mx; ORCID : http://orcid.org/0000-0002-6667-9576.

Francisco Zacarias Enoque, Universidade Europeia de Atlântico – Espanha

Mestre em Educação na  Especialidade  de Organização e Gestão de Centros Educativos pela Universidade Europeia de Atlântico – Espanha;  Licenciado em Filosofia e Ciências Politicas pela Universidade Católica, Bacharel em Filosofia pelo Seminário Maior Cristo Reis – Huambo, Professor do Instituto Superior Politécnico Caála.

Henriques da Costa Graça, Universidade Europeia de Atlântico – Espanha

Mestrando em Administração de Empresas (MBA) pela UNIATLÂNTICO – Espanha; Licenciado em História e Didática pelo ISPN  e  Docente do ISPC. Email: costahenriques2014@gmail.com

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

Costa, . M. G. da ., Enoque, F. Z. ., & Graça, H. da C. . (2022). GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: UM OLHAR PARA AS HABILIDADES, COMPETÊNCIAS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS DOS DIRECTORES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DA CAÁLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 66–95. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3724