O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA GESTÃO DE CONFLITOS EM AMBIENTE EDUCACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20616

Palavras-chave:

Psicologia escolar. Gestão de conflitos. Clima escolar.

Resumo

Devido à grande diversidade cultural, racial, económica e social o ambiente escolar é carregado de divergências, que causam conflitos entre os autores. Neste sentido, o presente estudo, teve por objetivo compreender o papel do Psicólogo escolar na Gestão de Conflitos com vista a elaborar estratégias para resolução deste problema com base numa revisão sistemática. A metodologia a ser empregada é a revisão sistemática pelo método PRISMA, dando maior qualidade ao estudo. As bases de dados utilizadas para a seleção dos artigos foram Google Acadêmico, Redalyc, Scielo e DOAJ. Este justifica-se pela necessidade de se conhecer e compreender detalhadamente o papel do psicólogo escolar na identificação, mediação e resolução de conflitos visando promover um ambiente mais seguro, propício e harmonioso para as instituições escolares do Século XXI, olhando a resolução de conflitos como papel importante para tornar os ambientes escolares mais harmoniosos. Após análise chegou-se a conclusão de que o psicólogo escolar faz parte de poucas escolas, e os conflitos são normalmente resolvidos pelos Diretores e subdiretores. Os psicólogos escolares, são profissionais fundamentais e indispensáveis para as escolas primárias, secundárias e universitárias para melhor orientarem os alunos e toda a comunidades, primando sempre pela ética, pela boa fé, pelo respeito a diferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Graça da Costa, Faculdade de Psicologia e Ciências Sociais da Universidad de Flores

Pós-Doutor em Psicologia com Orientação em Metodologia de Investigação em Revisão Sistemática pela Faculdade de Psicologia e Ciências Sociais da Universidad de Flores – Argentina, Doutor em Educação na linha de Pesquisa em Administração, Organização e Gestão de Centros Educativos pela UNINI-MÉXICO.

Downloads

Publicado

2025-08-11

Como Citar

Costa, M. G. da. (2025). O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA GESTÃO DE CONFLITOS EM AMBIENTE EDUCACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 911–924. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20616