ANÁLISE DO IMPACTO PSICOLÓGICO DA AUSÊNCIA PARENTAL NO LICEU AUGUSTO KATCHITIOPOLOLO DO BAILUNDO

Autores

  • Maria Isabel Kativa Muanassala Muanza Félix Instituto Superior Politécnico Caála
  • Inácia do Céu Espírito Santo Diogo ISCED
  • Mário Graça da Costa Instituto Superior Politécnico Caála https://orcid.org/0000-0002-6667-9576

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19098

Palavras-chave:

Impacto psicológico. Ausência parental.Tristeza. Ansiedade e desmotivação.

Resumo

 O presente estudo tem como  objectivo analisar o impacto psicológico da ausência parental no Liceu Augusto Katchitiópolo Rei EKUKUI IV  do Bailundo, compreendendo como essa realidade influencia o bem-estar emocional, social e educacional dos adolescentes. Como técnica de colheita de dados, utilizou-se uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza qualitativa envolvendo uma amostra de  39 estudantes, que responderam os questionários semiestruturado  com perguntas de multíplas escolhas,  abertas,  fechadas e observações directas. Os resultados revelam uma prevalência significativa de adolescentes entre 15 e 18 anos, com destaque para o gênero masculino com 72% e predominância de alunos da 12ª classe com 64%. Entre eles apenas 44% vivem com ambos os pais; os demais convivem com apenas um responsável ou vivem sozinhos, reflectindo estruturas familiares mais fragilizadas. A ausência parental afeta directamente a autoestima de 62% dos estudantes, a concentração (54%) e o desempenho escolar (77%), além de desencadear sentimentos de tristeza, ansiedade e desmotivação. Embora 69% dos adolescentes demonstrem resiliência afetiva, muitos enfrentam dificuldades emocionais, sendo o diálogo familiar (49%) e o apoio de amigos (21%) as principais estratégias de enfrentamento. Destaca-se assim, a demanda reprimida por apoio psicológico escolar, desejado por 41% dos estudantes. As sugestões dos alunos incluem acompanhamento psicológico (46%), grupos de apoio (36%) e maior envolvimento dos professores (18%). Conclui-se que a ausência parental tem gerado impactos significativos no desenvolvimento dos estudantes, evidenciando a necessidade urgente de políticas educacionais e estratégias institucionais que integrem suporte psicológico e emocional no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel Kativa Muanassala Muanza Félix, Instituto Superior Politécnico Caála

Licenciada em Ciências de Educação pelo ISCED – Huambo, Mestre em Psicologia Clínica pela CESPO-Portugal, Directora do Liceu Augusto Catchitiopololo Rei Ekuikui IV do Bailundo,  Docente nos Departamentos de Ensino, Investigação, Inovação e Produção em Ciências da Saúde e do Departamentos de Ensino, Investigação, Inovação e Produção em Ciências da Educação  nas coordenações dos Cursos de Psicologia, História  e Ensino Primário afectos do Instituto Superior Politécnico Caála.

 

Inácia do Céu Espírito Santo Diogo, ISCED

Licenciada em Ciências de Educação pelo ISCED – Huambo, Mestranda  em Ciências da Educação pelo ISCED – Huambo, Docete e  Coordenadora do Curso de Psicologia afecto ao Departamento de Ensino, Investigação, Inovação e Produção em Ciências da Saúde  do Instituto Superior Politécnico Caála.

Mário Graça da Costa, Instituto Superior Politécnico Caála

Doutor em Educação na linha de pesquisa em Administração, Organização e Gestão de Centros Educativos 1 pela UNINI-MX. Mestre em Educação Especializado em Administração, Organização e Gestão de Centros Educativos  pela  UNIATLÂNTICO-Espanha,  Pó-graduado  em  Administração  Autarquica  pelo  Instituto  de Cooperação Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa-Portugal, Pós-graduado em Pedagogia e Gestão de Projectos-USJ, Pós-graduado  em Estatística Descritiva com SPSS para docentes Universitários e Investigadores pela Rede de Formação de Professores da America Latina, Pó-graduado em Gestão Educacional pela  UNIATLÂNTICO,  Pó-graduado  em  Pedagogia  e  Didática  pela  Universidade  Federal  de  Santa  Maria. Formado em Empreendedorismo e Inovação pela Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Educacionais da Universidade Federal de Santa Maria – Brasil e pelo Instituto Politécnico de  Setúba-Portugal  através  do  Projecto  ENVOLVER.  Professor  do  Instituto  Superior  Politécnico  Caála, Licenciado em Engenharia Informática e Computadores pelo ISP-HBO da UJES. Membro efectivo do Grupo de pesquisa Interdisciplinar em Educação e sua Influência no Processo de Ensino e Aprendizagem da UNINI- México,  Membro  efectivo do  Conselho  Científico  do  Centro  de  Investigação  Pós-graduada  SAMAYONGA, Investigador Internacional na área de Educação e membro efectivo da Ordem dos Engenheiros de Angola com Cédula Profissional n.3484., participa em vários eventos Internacionais sobre Inteligência Artificial pela PUC-São Paulo-Brasil, PUC- Goiás-Brasil, Sociedade Psicanalítica SUMMUS-Brasil, Chefe de Departamentos de Ensino, Investigação, Inovação e Produção em Ciências da Educação do ISP-Caála. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6667-9576.

Downloads

Publicado

2025-05-15

Como Citar

Félix, M. I. K. M. M., Diogo, I. do C. . E. S., & Costa, M. G. da. (2025). ANÁLISE DO IMPACTO PSICOLÓGICO DA AUSÊNCIA PARENTAL NO LICEU AUGUSTO KATCHITIOPOLOLO DO BAILUNDO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 3612–3633. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19098