ANÁLISE DO IMPACTO PSICOLÓGICO DA AUSÊNCIA PARENTAL NO LICEU AUGUSTO KATCHITIOPOLOLO DO BAILUNDO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19098Palavras-chave:
Impacto psicológico. Ausência parental.Tristeza. Ansiedade e desmotivação.Resumo
O presente estudo tem como objectivo analisar o impacto psicológico da ausência parental no Liceu Augusto Katchitiópolo Rei EKUKUI IV do Bailundo, compreendendo como essa realidade influencia o bem-estar emocional, social e educacional dos adolescentes. Como técnica de colheita de dados, utilizou-se uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza qualitativa envolvendo uma amostra de 39 estudantes, que responderam os questionários semiestruturado com perguntas de multíplas escolhas, abertas, fechadas e observações directas. Os resultados revelam uma prevalência significativa de adolescentes entre 15 e 18 anos, com destaque para o gênero masculino com 72% e predominância de alunos da 12ª classe com 64%. Entre eles apenas 44% vivem com ambos os pais; os demais convivem com apenas um responsável ou vivem sozinhos, reflectindo estruturas familiares mais fragilizadas. A ausência parental afeta directamente a autoestima de 62% dos estudantes, a concentração (54%) e o desempenho escolar (77%), além de desencadear sentimentos de tristeza, ansiedade e desmotivação. Embora 69% dos adolescentes demonstrem resiliência afetiva, muitos enfrentam dificuldades emocionais, sendo o diálogo familiar (49%) e o apoio de amigos (21%) as principais estratégias de enfrentamento. Destaca-se assim, a demanda reprimida por apoio psicológico escolar, desejado por 41% dos estudantes. As sugestões dos alunos incluem acompanhamento psicológico (46%), grupos de apoio (36%) e maior envolvimento dos professores (18%). Conclui-se que a ausência parental tem gerado impactos significativos no desenvolvimento dos estudantes, evidenciando a necessidade urgente de políticas educacionais e estratégias institucionais que integrem suporte psicológico e emocional no ambiente escolar.
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