HISTÓRICO DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER E FEMINICÍDIO

Autores

  • Tiago dos Santos Arão Universidade Federal de Pelotas- UFPel
  • Leandro Luis de Lima Ulbra- Canoas-RS
  • Carlos Eduardo Silva Abbadie URI-Santiago-RS
  • Bruno de Castro Lino Universidade Federal de Santa Maria- RS
  • Leonardo Mattos Policial Penal do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.772

Palavras-chave:

Feminicídio. Mulher. Crime.

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo o feminicídio. Tal crime foi introduzido no ordenamento jurídico brasileiro, notadamente no Código Penal, pela lei 13.104/2015. Antes da referida lei, não havia nenhuma punição especial para o homicídio contra a mulher por razões de gênero. O feminicídio era punido de forma genérica, como sendo o homicídio no artigo 121 do Código Penal. O objetivo do artigo é ampliar o conhecimento a respeito deste tema e estabelecer um debate a respeito desse crime com altos índices de ocorrência. A justificativa para a escolha do tema em questão reside na importância de aprimorar os conhecimentos sobre o assunto, que se encontra em voga, por meio de pesquisa e exposição de ideias. Para tanto, adentrando aos procedimentos metodológicos, no que se refere à abordagem, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. O tipo de pesquisa é a bibliográfica. O método utilizado é o dedutivo.

 

Biografia do Autor

Tiago dos Santos Arão, Universidade Federal de Pelotas- UFPel

Formado em Letras pela UFPel-RS; Especialista em Inteligência Policial, Segurança Pública e Direitos Humanos. Policial Penal do Estado do Rio Grande do Sul (SUSEPE – RS).E-mail: tiago-arao@susepe.rs.gov.br.

Leandro Luis de Lima, Ulbra- Canoas-RS

Formado em Segurança Pública  pela  Ulbra- Canoas-RS. Especialista em Direito Criminal. Policial Penal do Estado do Rio Grande do Sul (SUSEPE – RS). E-mail: leandro-luis@susepe.rs.gov.br.

Carlos Eduardo Silva Abbadie, URI-Santiago-RS

Formado em Direito pela URI-Santiago-RS. Especialista em Segurança Pública. Policial Penal do Estado do Rio Grande do Sul (SUSEPE – RS). E-mail: carlos-abbadie@susepe.rs.gov.br.

Bruno de Castro Lino, Universidade Federal de Santa Maria- RS

Mestre em Comunicação Social pela UFSM-RS. Especialista em Direitos Humanos e Ressocialização. Policial Penal do Estado do Rio Grande do Sul (SUSEPE – RS). E-mail: bruno-lino@susepe.rs.gov.br.

Leonardo Mattos, Policial Penal do Estado do Rio Grande do Sul

Especialista em Segurança Pública, Gestão Prisional e Inteligência Policial. Policial Penal do Estado do Rio Grande do Sul (SUSEPE – RS). E-mail: leonardo-mattos@susepe.rs.gov.br.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Arão, T. dos S. ., Lima, L. L. de ., Abbadie, C. E. S., Lino, B. de C. ., & Mattos, L. . (2021). HISTÓRICO DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER E FEMINICÍDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 230–240. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.772