DIREITO À EDUCAÇÃO PRISIONAL – BREVES REFLEXÕES E PERSPECTIVAS PARA O SISTEMA PRISIONAL DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Tiago dos Santos Arão Universidade Federal de Pelotas-UFPe
  • Bruno de Castro Lino Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernanda Quadros da Silva Faculdade IBRA
  • Diego Canabarro Pires UFSM
  • Samuel Pacheco Rosa UNOPAR
  • Décio Sudati Vieira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

Educação Prisional. Direitos Humanos. Inclusão. Ressocialização.

Resumo

No intricado e multifacetado cenário do sistema prisional, a questão do direito à educação surge como um elemento vital, desempenhando um papel fundamental tanto na reintegração dos detentos à sociedade quanto na construção de uma comunidade mais justa e inclusiva. Este livro digital se propõe a explorar minuciosamente e de maneira crítica o papel da educação prisional no contexto específico do Rio Grande do Sul. Nossa intenção é compreender os desafios enfrentados, examinar práticas bem-sucedidas e vislumbrar perspectivas para o futuro, tudo isso visando contribuir significativamente para o aprimoramento das políticas públicas e para a promoção dos direitos humanos no sistema prisional gaúcho.

A metodologia adotada nesta pesquisa abarca uma ampla gama de técnicas, incluindo pesquisa bibliográfica minuciosa, análise detalhada de dados estatísticos relevantes e entrevistas realizadas com profissionais que atuam no campo da educação prisional no Rio Grande do Sul. Por meio de uma abordagem

interdisciplinar, nosso propósito é fornecer uma análise ampla e aprofundada das complexidades envolvidas, considerando tanto os aspectos jurídicos e políticos quanto as práticas pedagógicas e os impactos sociais da educação nas unidades prisionais.

Nesta seção específica, nos dedicaremos a investigar meticulosamente a intersecção entre a educação prisional, os direitos humanos e a inclusão social. Examinaremos de perto o arcabouço legal nacional e internacional que respalda o direito à educação para indivíduos privados de liberdade, ressaltando a importância crucial da garantia desse direito fundamental para preservar a dignidade humana e para facilitar a reintegração dos detentos à sociedade. Além disso, faremos uma análise profunda das barreiras e obstáculos enfrentados na implementação eficaz da educação prisional no Rio Grande do Sul, ao mesmo tempo, em que exploraremos iniciativas e experiências promissoras que apontam para caminhos de superação e transformação.

Ao chegarmos às considerações finais, faremos uma síntese meticulosa dos principais percepções e reflexões apresentados ao longo deste livro digital. Destacamos os desafios persistentes e identificar oportunidades para avançar na promoção do direito à educação prisional no contexto específico do Rio Grande do Sul. Proporemos recomendações e sugestões concretas para a formulação de políticas públicas mais eficazes e inclusivas, reconhecendo a educação como um alicerce fundamental da justiça social e da reintegração dos indivíduos ao tecido social. Ao encerrarmos, reafirmaremos nosso compromisso inabalável com a defesa dos direitos humanos e com o fortalecimento do sistema prisional como um espaço de oportunidades e transformação.

 

Os autores

Biografia do Autor

Tiago dos Santos Arão, Universidade Federal de Pelotas-UFPe

Especialista em Gestão Prisional. Formado em Letras/Espanhol. Universidade Federal de Pelotas / UFPel 

Bruno de Castro Lino, Universidade Federal de Santa Maria

 

Mestrado em Comunicação Midiática Universidade Federal de Santa Maria. 

Fernanda Quadros da Silva, Faculdade IBRA

Pós-graduação em Gestão Pública e Formação Pedagógica em Ciências Sociais Faculdade IBRA.

Diego Canabarro Pires, UFSM

Engenharia Mecânica UFSM. 

Samuel Pacheco Rosa, UNOPAR

Processos Gerenciais Universidade Norte do Paraná-UNOPAR

Décio Sudati Vieira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Educação Física Licenciatura Plena Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. 

Downloads

Publicado

2024-02-21

Como Citar

Arão, T. dos S., Lino, B. de C., Silva, F. Q. da, Pires, D. C., Rosa, S. P., & Vieira, D. S. (2024). DIREITO À EDUCAÇÃO PRISIONAL – BREVES REFLEXÕES E PERSPECTIVAS PARA O SISTEMA PRISIONAL DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 18–74. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13033

Edição

Seção

E-books

Categorias