EFETIVAÇÃO DE PRECEITOS CONSTITUCIONAIS EM AMBIENTE PRISIONAL

Autores

  • Aline Andressa Trennepohl Borges Universidade de Passo Fundo(UPF)
  • Bruno da Silva Nascimento Soares Centro Universitário Metodista (IPA)
  • Gislaine Silveira Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Suelen da Rosa Teixeira Universidade da Região da Campanha( URCAMP)
  • Tiago dos Santos Arão UFPel-RS
  • Fabio Rafael Corrêa Oliveira Faculdade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.923

Palavras-chave:

Constituição. Ambiente prisional. Direitos fundamentais.

Resumo

O sistema prisional brasileiro, tem como característica marcante a precariedade das unidades penitenciárias, sendo que a ausência de condições sanitárias, superlotação e completo desrespeito aos direitos humanos e preceitos constitucionais são rotineiros. Diante deste complexo cenário, o estudo tem como objetivo analisar de quais modos os direitos fundamentais da população carcerária são violados, sendo que os objetivos específicos consistem em: caracterizar os chamados direitos fundamentais sob à luz da Constituição, analisar por quais motivos o sistema carcerário brasileiro vem sendo negligência pelo Estado, assim como estudar a importância da efetivação destes direitos como forma de reabilitação social dos detentos. O estudo se justifica a partir da ótica de que a Constituição enfatiza a igualdade de direitos entre os cidadãos brasileiros, assim como determina que é dever do Estado punir, mas também de criar condições para a reabilitação da população carcerária, sendo que a punição deve se concentrar na privação de liberdade e jamais em exposição dos mesmos a situações degradantes nas penitenciárias. Estabelecidos estes preceitos, o estudo busca alcançar os objetivos através de uma revisão de literatura de caráter qualitativo.

 

Biografia do Autor

Aline Andressa Trennepohl Borges , Universidade de Passo Fundo(UPF)

duada em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo(UPF). Pós-graduada em Segurança Pública pela Faculdade Alfamérica. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: aline_atb@hotmail.com.

Bruno da Silva Nascimento Soares, Centro Universitário Metodista (IPA)

Graduado em Administração pelo Centro Universitário Metodista (IPA). Pós-graduado em Gestão Prisional pela Faveni. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: Bruno.nascimento.adm@gmail.com.

Gislaine Silveira Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Comunicação Social- Habilitada em Relações Públicas  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-graduada em Perfis criminais e comportamentais pela IBRA. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: gislainesilveira16@gmail.com.

Suelen da Rosa Teixeira, Universidade da Região da Campanha( URCAMP)

Graduada em Gestão Ambiental pela Universidade da Região da Campanha( URCAMP). Pós-graduada em Perícia e Auditoria Ambiental pela Uninter. Pós-graduada em Segurança Pública e Cidadania pela IBRA. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: suelen.teixeira@hotmail.com.

Tiago dos Santos Arão, UFPel-RS

ormado em Letras pela UFPel-RS; Especialista em Inteligência Policial, Segurança Pública e Direitos Humanos. Policial Penal do Estado do Rio Grande do Sul (SUSEPE – RS).E-mail: tiago-arao@susepe.rs.gov.br.

Fabio Rafael Corrêa Oliveira , Faculdade Cruzeiro do Sul

Graduado em Gestão Pública pela Faculdade Cruzeiro do Sul. MBA em gestão Pública pela Faculdade Cruzeiro do Sul. Policial Penal SEAPEN/RS. E-mail: rafael.oliveira.msn@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-04-27

Como Citar

Borges , A. A. T. ., Soares, B. da S. N. ., Nunes, G. S. ., Teixeira, S. da R. ., Arão, T. dos S. ., & Oliveira , F. R. C. . (2021). EFETIVAÇÃO DE PRECEITOS CONSTITUCIONAIS EM AMBIENTE PRISIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 923–936. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.923