LIDERANÇA DO DIRECTOR DA ESCOLA SECUNDÁRIA NA SUPERVISÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: ACTUAÇÃO E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18357Palavras-chave:
Liderança. Supervisão Pedagógica. Processo de Ensino e Aprendizagem.Resumo
O presente artigo que aborda sobre “liderança do director da escola secundária na supervisão do processo de ensino e aprendizagem: actuação e perspectivas”, resulta de uma pesquisa mais ampla realizada no âmbito do programa de doutoramento em Ciências da Educação, centrado no processo de supervisão pedagógica. A pesquisa foi realizada em uma escola secundária na Cidade de Pemba, na província moçambicana de Cabo Delgado. Na escola em estudo, de um modo geral, a liderança do gestor escolar, centra-se em aspectos burocráticos e de natureza administrativa, distanciando-se assim as acções direccionadas a área pedagógica, como a de supervisão pedagógica. Nesta situação, a fraca liderança do director na perspectiva das práticas supervisivas, de certo modo pode influenciar negativamente na melhoria do processo de ensino e aprendizagem na escola. Este facto criou curiosidade aos pesquisadores e houve a necessidade de compreender os contornos da situação, daí emergiu a seguinte questão de pesquisa: como é que o director de uma escola secundária lidera a supervisão pedagógica no processo de ensino e aprendizagem? O estudo tinha como objectivo analisar a liderança do director da escola na supervisão pedagógica do processo de ensino e aprendizagem. Para a concretização deste objectivo, desenvolveu-se um estudo de consulta bibliográfica, pelo qual fez-se a convergência dos pontos de vista dos diferentes autores que abordam a temática. Assim, o estudo demonstra que o maior desafio do director de uma escola secundária prende-se com a supervisão pedagógica para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, que por um lado, está relacionado com a sua formação de base (inicial) o que lhe limita na actuação como o primeiro supervisor em uma instituição de ensino e pelas metodologias do ensino secundário moçambicano. Por outro, está relacionado com a deficiente cultura de organização da supervisão pedagógica interna. Deste modo, urge a necessidade de clarificar as principais acções do gestor escolar sobre a supervisão pedagógica e o comprometimento deste poderá concorrer para melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
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