DIREITOS HUMANOS E SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Gislaine Silveira Nunes  Policial Penal da SEAPEN/RS
  • Bruno da Silva Nascimento Soares  Policial Penal da SEAPEN/RS
  • Suelen da Rosa Teixeira  Policial Penal da SEAPEN/RS
  • Aline Andressa Trennepohl Borges  Policial Penal da SEAPEN/RS
  • Diogo Silva de Quevedo  Policial Penal da SEAPEN/RS
  • Emília da Rosa Monego Policial Penal da SEAPEN/RS

Palavras-chave:

Saúde. Poluição do ar. Poluição atmosférica.

Resumo

Nobres leitores,

Apresento o livro "Direitos Humanos e Sustentabilidade", que trata de questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do planeta. O livro conta com três capítulos distintos que abordam assuntos relevantes para essa temática.

No capítulo 1, intitulado "Controle da Poluição do Ar", o autor aborda a importância da redução da poluição atmosférica para a promoção da saúde humana e do meio ambiente. São apresentados os principais tipos de poluição do ar, bem como suas fontes e consequências. Além disso, o capítulo destaca as principais políticas públicas implementadas para o controle da poluição do ar, tanto no Brasil quanto em outros países, evidenciando a necessidade de investimentos nesse setor para a garantia da sustentabilidade.

Já no capítulo 2, denominado "Etnobotânica e Sustentabilidade", o autor apresenta a relação entre as práticas de conservação da biodiversidade e a cultura tradicional de povos indígenas e comunidades locais. O capítulo destaca o valor das plantas para esses grupos e a importância de se preservar o conhecimento tradicional sobre o uso e manejo desses recursos naturais. Também são apresentados exemplos de projetos que promovem a conservação da biodiversidade, a inclusão social e a geração de renda para essas comunidades.

Por fim, no capítulo 3, intitulado "70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Limites de sua concretização na contemporaneidade", o autor reflete sobre os avanços e desafios relacionados à efetivação dos direitos humanos. O capítulo destaca a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos, celebrada em 2018, e discute as principais limitações na concretização desses direitos na atualidade. São apresentados casos emblemáticos de violação de direitos humanos em diferentes países e contextos, evidenciando a necessidade de ações efetivas para garantir o respeito aos direitos humanos.

Assim, a obra "Direitos Humanos e Sustentabilidade" é uma importante obra que aborda temáticas fundamentais para a construção de um mundo mais justo e sustentável. Com diferentes abordagens e perspectivas, os capítulos contribuem para uma reflexão crítica sobre a importância da proteção do meio ambiente e dos direitos humanos para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Desejamos uma boa leitura para todos!

Os autores,

Biografia do Autor

Gislaine Silveira Nunes , Policial Penal da SEAPEN/RS

Graduada em Comunicação Social- Habilitada em Relações Publicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-graduada em Perfis criminais e comportamentais pela IBRA. Policial Penal da SEAPEN/RS

Bruno da Silva Nascimento Soares , Policial Penal da SEAPEN/RS

Graduado em Administração pelo Centro Universitário Metodista (IPA). Pós-graduado em Gestão Prisional pela Faveni. Policial Penal da SEAPEN/RS.

Suelen da Rosa Teixeira , Policial Penal da SEAPEN/RS

Graduada em Gestão Ambiental pela Universidade da Região da Campanha( URCAMP). Pós-graduada em Perícia e Auditoria Ambiental pela Uninter. Pós-graduada em Segurança Pública e Cidadania pela IBRA. Policial Penal da SEAPEN/RS. 

Aline Andressa Trennepohl Borges , Policial Penal da SEAPEN/RS

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo(UPF). Pós-graduada em Segurança Pública pela Faculdade Alfamérica. Policial Penal da SEAPEN/RS.

Diogo Silva de Quevedo , Policial Penal da SEAPEN/RS

Graduado em Administração pelo Instituto Educacional do Rio Grande do Sul (IERGS). Pós-graduado em Setor Público pela Faconnect. Policial Penal da SEAPEN/RS. 

Emília da Rosa Monego, Policial Penal da SEAPEN/RS

Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria(UFSM). Pós-graduada em Gestão Prisional pela Faveni. Policial Penal da SEAPEN/RS. 

Downloads

Publicado

2023-03-17

Como Citar

Nunes , G. S. ., Soares , B. da S. N. ., Teixeira , S. da R. ., Borges , A. A. T. ., Quevedo , D. S. de ., & Monego, E. da R. . (2023). DIREITOS HUMANOS E SUSTENTABILIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 13–143. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/8782

Edição

Seção

E-books

Categorias