POLICIAL PENAL E O SISTEMA PRISIONAL

Autores

  • Marcos Vinicíus Diogo Machado Faculdade Iguaçu 
  • Eliana Maria Heinle da Fonseca Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Paulo Estevam Brites Alves Faculdade IBRA de  Tecnologia - FITEC
  • Jocelaine de Andrade Hahn Faculdade Dom Alberto
  • Flávio Rômulo da Silva Bittencourt Facuminas
  • Adriana de Vargas Universidade Cândido Mendes 

Palavras-chave:

Policiais penais. Direitos humanos. Sistema prisional. Ressocialização. Direitos humanos. Superlotação carcerária, saúde mental, reeducação. Violência. Facções criminosas. Ambiente de trabalho. Responsabilidade do Estado.

Resumo

É com grande satisfação que apresentamos este livro digital, uma obra cuidadosamente elaborada para explorar e analisar os desafios enfrentados pelos policiais penais no complexo cenário do sistema prisional. Com uma abordagem multifacetada, os capítulos deste livro fornecem uma visão aprofundada das questões cruciais que permeiam esse contexto, oferecendo insights valiosos para profissionais, estudiosos e todos interessados na compreensão aprofundada do tema.
O Capítulo 1: Principais Dificuldades do Sistema Prisional. Este capítulo mergulha nas complexidades enfrentadas diariamente pelos policiais penais. Da superlotação às ameaças, violência e riscos sociais, examinamos as dificuldades que impactam não apenas o ambiente carcerário, mas também a saúde e o bem-estar dos profissionais encarregados da execução penal.
O Capítulo 2: Direitos Humanos e o Sistema Prisional, destrincha a A temática dos direitos humanos é explorada neste capítulo, destacando a importância fundamental de tratar todos os indivíduos, mesmo aqueles em conflito com a lei, com justiça e imparcialidade. Abordamos as garantias fundamentais que devem ser asseguradas no contexto prisional, visando uma abordagem humanizada e respeitosa.
O Capítulo 3: Ressocialização e Reeducação do Criminoso, trata sobre a ressocialização é um objetivo central do sistema prisional, e este capítulo examina de que forma os policiais penais atuam como agentes reeducadores. Exploramos medidas efetivas para promover a reintegração social do preso, reconhecendo a importância da reeducação como parte integral desse processo.
No último capítulo, são discutidas políticas e estratégias destinadas a aprimorar o sistema prisional. Analisamos propostas e iniciativas voltadas para a implementação de melhorias nas unidades carcerárias, reconhecendo o papel crucial do Estado nesse processo de transformação.
Esperamos que esta obra seja uma fonte valiosa de conhecimento e reflexão, contribuindo para o entendimento mais profundo do papel do policial penal e os desafios inerentes ao sistema prisional. Que este livro digital seja uma ferramenta útil para aqueles comprometidos com a busca por soluções e avanços nesse importante domínio da segurança pública e justiça social.

Biografia do Autor

Marcos Vinicíus Diogo Machado, Faculdade Iguaçu 

Pós-Graduação lato sensu em Segurança Pública e Direito Penitenciário — Faculdade Iguaçu 

Eliana Maria Heinle da Fonseca, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Pós-Graduação em Atividade Física e Saúde — Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Paulo Estevam Brites Alves, Faculdade IBRA de  Tecnologia - FITEC

Pós-graduação Lato Sensu em GESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA — Faculdade IBRA de  Tecnologia - FITEC.

Jocelaine de Andrade Hahn, Faculdade Dom Alberto

Pós-graduação em Segurança Pública — Faculdade Dom Alberto.

Flávio Rômulo da Silva Bittencourt , Facuminas

Pós-graduação lato sensu em segurança pública e Direito penitenciário- Facuminas Faculdade. 

Adriana de Vargas, Universidade Cândido Mendes 

Pós-graduação em Gestão do Sistema Prisional-  Universidade Cândido Mendes 

Downloads

Publicado

2023-12-04

Como Citar

Machado, M. V. D., Fonseca, E. M. H. da, Alves, P. E. B., Hahn, J. de A., Bittencourt , F. R. da S., & Vargas, A. de. (2023). POLICIAL PENAL E O SISTEMA PRISIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12–78. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12441

Edição

Seção

E-books

Categorias