SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO: DIREITOS HUMANOS E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Autores

  • Mateus Costa Teixeira
  • Stephanie Souza de Lima
  • William Nieto Ribeiro Filho

Resumo

Prezados leitores,

Ante a apresentação deste livro, preambularmente tratamos sobre o sistema prisional brasileiro que enfrenta muitos desafios em relação aos direitos humanos e à dignidade da pessoa humana. As prisões brasileiras são frequentemente superlotadas e sofrem com problemas graves, como violência, falta de higiene, condições precárias de saúde e tratamentos desumanos e degradantes.

Uma das principais causas da superlotação nas prisões brasileiras é o aumento da população carcerária, resultado de uma política criminal que enfatiza a punição em detrimento da reabilitação. Além disso, há muitos casos de pessoas presas que ainda aguardam julgamento, o que agrava ainda mais a situação.

A atenção aos direitos humanos e à dignidade da pessoa humana nas prisões brasileiras é um desafio constante. O Estado tem a obrigação de garantir condições dignas de vida e de saúde para as pessoas presas, bem como de respeitar seus direitos fundamentais, como o direito à integridade física e psicológica, à alimentação adequada, à assistência médica e jurídica e à educação.

No entanto, na prática, a situação é bastante diferente. As prisões brasileiras são frequentemente, palco de violações de direitos humanos, como tortura, maus-tratos, espancamentos e violência sexual. Além disso, muitas vezes os presos são submetidos a condições desumanas, como celas superlotadas, falta de higiene e alimentação insuficiente.

Apesar de existirem políticas públicas voltadas para a melhoria do sistema prisional brasileiro, como a Lei de Execução Penal, elas são pouco efetivas na prática. A solução para esse problema passa por uma mudança de mentalidade em relação à política criminal, enfatizando a ressocialização em detrimento da punição, e pelo investimento em políticas públicas que garantam a humanização das prisões brasileiras e o respeito aos direitos humanos e à dignidade da pessoa humana.

Diante do exposto, posicionamos o livro "Sistema Penitenciário Brasileiro: Direitos Humanos e Dignidade da Pessoa Humana" que visa analisar a relação entre o sistema penitenciário no Brasil, os direitos humanos e o princípio da dignidade da pessoa humana. O texto começa descrevendo o histórico das sanções penais no país e como a prevenção e a ressocialização deveriam ser as principais características do sistema penitenciário. Entretanto, a realidade mostra o oposto, com os presos submetidos a condições desumanas e não sendo ressocializados.

O livro utiliza a metodologia de pesquisa bibliográfica e está dividido em três capítulos. No primeiro capítulo, é apresentada a evolução histórica da pena e os tipos de sanções penais previstas pela lei. No segundo capítulo, é analisada a origem e a aplicabilidade dos direitos humanos. E, no terceiro capítulo, é discutida a aplicação dos direitos humanos no contexto dos presos e se esses direitos estão sendo garantidos.

Em suma, a obra apresenta uma discussão importante sobre a necessidade de repensar o sistema penitenciário brasileiro, a fim de que ele cumpra seu papel ressocializador e respeite a dignidade dos indivíduos privados de liberdade.

Os autores,

Biografia do Autor

Mateus Costa Teixeira

Graduação em Direito pela Universidade Católica de Pelotas- Ucpel em Pelotas/ RS. 

Downloads

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Teixeira, M. C., Lima, S. S. de, & Ribeiro Filho, W. N. (2023). SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO: DIREITOS HUMANOS E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 22–110. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/9300

Edição

Seção

E-books

Categorias