POLÍTICAS PÚBLICAS NO ÂMBITO DA SEGURANÇA: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA PÚBLICA DE BODY CÂMERAS IMPLEMENTADA NA POLÍCIA MILITAR DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Renan Campos de Bitencourt FAEL
  • Fernanda da Luz Ferreira Universidade Federal de Pelotas- UFPEL
  • Mateus Costa Teixeira Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
  • Julio Moreira Magalhães Universidade Federal do Rio Grande — FURG
  • Valdeci Della Libera UNINA
  • Bernardo Mendes Garcia Universidade Federal do Rio Grande — FURG

Palavras-chave:

Política Pública. Segurança Pública. Body Câmeras.

Resumo

Prezados leitores,

É com grande entusiasmo que apresentamos o livro "Perspectivas Críticas: Políticas Públicas no Âmbito da Segurança", uma obra meticulosamente elaborada que mergulha fundo na análise da política pública de implementação de body câmeras na Polícia Militar do Rio de Janeiro. Este trabalho é um convite para compreendermos de forma abrangente as dinâmicas e desafios envolvidos na interseção entre políticas de segurança, políticas públicas e a aplicação prática dessas medidas na área crucial da segurança pública.

Na introdução, exploramos o contexto atual da segurança pública, destacando a crescente importância das políticas públicas como instrumento de transformação social. Apresentamos os principais conceitos que norteiam nossa análise, preparando o terreno para uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pelas forças de segurança e as abordagens adotadas para lidar com eles.

Ao trata sobre as Políticas de Segurança Pública, o livro digital apresenta uma análise detalhada das políticas de segurança pública no Brasil, mapeando suas evoluções históricas, principais estratégias e os impactos percebidos na sociedade. Aprofundamo-nos nos dilemas éticos, legais e sociais que permeiam a formulação e implementação dessas políticas, oferecendo uma visão crítica sobre os desafios enfrentados.

Em seguida, exploramos o conceito de políticas públicas em um contexto amplo, destacando sua importância na construção de uma sociedade mais justa e segura. Abordamos as ferramentas e instrumentos utilizados na formulação e implementação dessas políticas, destacando a relevância da participação da sociedade no processo decisório.

 Na sequência, acerca da Segurança Pública, concentramo-nos na análise aprofundada sobre a temática, considerando sua complexidade e as múltiplas dimensões envolvidas. Discutimos as estratégias tradicionais e emergentes adotadas pelas forças de segurança, examinando sua eficácia e os desafios enfrentados no ambiente dinâmico e heterogêneo das cidades.

O Caso das Body Cameras, é o ponto central da obra, onde nos debruçamos sobre a implementação das body cameras na Polícia Militar do Rio de Janeiro. Analisamos as motivações por trás dessa decisão, os resultados obtidos, bem como os desafios e implicações éticas decorrentes do uso dessa tecnologia. Aprofundamo-nos na experiência prática, promovendo uma reflexão crítica sobre seu impacto positivos nas abordagens, transparência, responsabilidade e confiança pública.

Na conclusão, reunimos as principais descobertas e reflexões, destacando lições aprendidas, lacunas identificadas e sugestões para futuras direções de pesquisa. Encerramos com uma visão panorâmica das implicações mais amplas para a formulação de políticas públicas de segurança no Brasil.

Em epitome, a Perspectivas Críticas: Políticas Públicas no Âmbito da Segurança é uma obra que visa contribuir significativamente para o debate público, aprimorando nossa compreensão coletiva das políticas de segurança e oferecendo insights valiosos para formuladores de políticas, acadêmicos e todos os interessados no fortalecimento da segurança pública.

Esperamos que esta obra estimule reflexões e debates construtivos sobre o complexo cenário da segurança no Brasil, especialmente sobre o profícuo uso das bodys câmeras pelas forças de seguranças públicas.

Biografia do Autor

Renan Campos de Bitencourt, FAEL

Tecnólogo em Gestão Pública- FAEL.

Fernanda da Luz Ferreira, Universidade Federal de Pelotas- UFPEL

Graduada em educação física — Universidade Federal de Pelotas.

Mateus Costa Teixeira, Universidade Católica de Pelotas - UCPEL

Graduado em direito, Universidade Católica de Pelotas — UCPEL

Julio Moreira Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande — FURG

Tecnologia em gestão ambiental, Universidade Federal do Rio Grande — FURG.

Valdeci Della Libera, UNINA

Teologia- UNINA.

Bernardo Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande — FURG

Graduado em administração, Universidade Federal do Rio Grande — FURG

 

 

 

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Bitencourt, R. C. de, Ferreira, F. da L., Teixeira, M. C., Magalhães, J. M., Libera, V. D., & Garcia, B. M. (2024). POLÍTICAS PÚBLICAS NO ÂMBITO DA SEGURANÇA: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA PÚBLICA DE BODY CÂMERAS IMPLEMENTADA NA POLÍCIA MILITAR DO RIO DE JANEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 21–54. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12625

Edição

Seção

E-books

Categorias