VELHOS PROBLEMAS E NOVOS DESAFIOS DO SISTEMA PRISIONAL NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Carla Pilling dos Santos SUSEPE
  • Carlos Henrique Lírio de Almeida SUSEPE
  • Diego Maciel Leal SUSEPE
  • Fábio Lopes Schwertz SUSEPE
  • Luciano Luis Scheibler SUSEPE
  • Tiago Correa Vargas SUSEPE

Palavras-chave:

Sistema Penitenciário. Problemas. Alternativas para Ressocialização.

Resumo

O Sistema Prisional no Rio Grande do Sul é um microcosmo complexo que reflete os desafios enfrentados pelo sistema penitenciário em nível nacional e global. Este livro digital propõe-se a explorar detalhadamente as questões enfrentadas pelo sistema prisional gaúcho, destacando problemas persistentes e desafios emergentes.
Inicialmente o livro trata sobre a Introdução sobre o Sistema Prisional no Rio Grande do Sul, neste espaço, faremos uma análise abrangente do Sistema Prisional no Rio Grande do Sul, abordando sua estrutura, organização e funcionamento. Serão discutidos dados estatísticos relevantes, como a superlotação carcerária, a taxa de reincidência e as condições de vida dos detentos. Além disso, serão exploradas as políticas e iniciativas governamentais voltadas para o sistema prisional gaúcho ao longo do tempo.
Em sequência, o livro aborda, "Os Problemas no Sistema Penitenciário Gaúcho e Seus Efeitos". Na obra analisaremos os problemas crônicos que assolam o sistema penitenciário gaúcho, tais como superlotação, falta de recursos adequados, violência entre detentos e corrupção. Faremos uma investigação aprofundada dos efeitos desses problemas, tanto para os detentos quanto para a sociedade em geral, incluindo o impacto na segurança pública e os desafios enfrentados na ressocialização dos presos.
Posteriormente, examinamos o papel fundamental dos direitos humanos no contexto penitenciário, destacando sua importância histórica e legal. Abordaremos as características dos direitos humanos nas penitenciárias, como acesso à saúde, condições de detenção humanas e tratamento digno dos detentos. Além disso, discutiremos o surgimento dos direitos humanos nas prisões e sua relevância para garantir a justiça e a dignidade para todos os indivíduos, independentemente de sua situação legal.
No capítulo, os Desafios do "Encarceramento" de Agentes Penitenciários no Sistema Prisional, exploraremos os desafios únicos enfrentados pelos agentes penitenciários que trabalham no sistema prisional gaúcho. Abordaremos questões como segurança no trabalho, condições de trabalho precárias, estresse psicológico e a necessidade de capacitação adequada. Além disso, examinaremos o impacto do "encarceramento" dos próprios agentes penitenciários, ou seja, sua exposição aos mesmos problemas enfrentados pelos detentos, e as consequências disso para sua saúde mental e bem-estar.
No seu capítulo final, destacaremos as deficiências sistêmicas no sistema penal gaúcho, incluindo falhas no processo de investigação, julgamento e execução das penas. Analisaremos os principais obstáculos que impedem a eficácia do sistema penal, tais como a morosidade processual, a seletividade penal e a falta de investimento em alternativas ao encarceramento. Além disso, discutiremos propostas de reforma e melhorias para superar essas deficiências e promover um sistema penal mais justo e eficiente.
Ao concluir este livro, esperamos fornecer uma visão abrangente dos velhos problemas e novos desafios enfrentados pelo Sistema Prisional no Rio Grande do Sul. Ao destacar essas questões, esperamos contribuir para o debate público e para o desenvolvimento de políticas mais eficazes e humanas no campo da justiça criminal.
Boa leitura para todos,
Os autores,

 

Biografia do Autor

Carla Pilling dos Santos, SUSEPE

Bacharel em Educação Física. Policial Penal na SUSEPE/RS desde 2014.

Carlos Henrique Lírio de Almeida, SUSEPE

Bacharel em Educação Física. Policial Penal na SUSEPE/RS desde 2021.

Diego Maciel Leal, SUSEPE

Tecnólogo em Marketing. Policial Penal na SUSEPE/RS desde 2021.

Fábio Lopes Schwertz, SUSEPE

Bacharel em História. Policial Penal na SUSEPE/RS desde 2017.

Luciano Luis Scheibler, SUSEPE

Bacharel em Letras. Policial Penal na SUSEPE/RS desde 2014.

Tiago Correa Vargas, SUSEPE

Bacharel em Educação Física. Policial Penal na SUSEPE/RS desde 2014.

Downloads

Publicado

2024-04-04

Como Citar

Santos, C. P. dos, Almeida, C. H. L. de, Leal, D. M., Schwertz, F. L., Scheibler, L. L., & Vargas, T. C. (2024). VELHOS PROBLEMAS E NOVOS DESAFIOS DO SISTEMA PRISIONAL NO RIO GRANDE DO SUL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 18–68. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13460

Edição

Seção

E-books

Categorias