ARMAMENTO POLICIAL: UM ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE ARMAS LONGAS EM UNIDADES PRISIONAIS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Tiago Vargas Guedes Universidade da Região da Campanha URCAMP
  • Felipe da Silva Linhares Universidade Luterana do Brasil- ULBRA
  • Tiago Corrêa Vargas Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Luiz Eduardo Mazullo Cernicchiaro Universidade Luterana do Brasil-ULBRA
  • Adriano Dias de Oliveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos -Unisinos
  • Elaine Cantini Centro Universitário Metodista- IPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.879

Palavras-chave:

Policiamento. Armamento. Armas longas.

Resumo

A segurança pública foi estabelecida pela Constituição de 1988 enquanto um direito fundamental de segunda dimensão e, portanto, um dever do Estado. Para reforçar a concretização dessa garantia, os estados membros contam com o auxílio dos policiais penais que, dentre outras atribuições, devem zelar pela garantia da pacificação social no âmbito das unidades prisionais. Atualmente, conforme dados do Estado do Rio Grande do Sul, dispõe de uma tropa que recebe treinamento para lidar com as diversas situações. Essa pesquisa assume como problemática qual a viabilidade da utilização das armas longas em unidades prisionais no Estado do Rio Grande do Sul. Assim, parte da hipótese que tais equipamentos devem receber uma atenção específica durante o seu manuseio e, principalmente, a ponderação quando da sua utilização. Esse estudo é caracterizado como uma pesquisa bibliográfica exploratória do tipo qualitativa a partir da utilização do método dedutivo.  É fundamental que a relação do policial penal com o armamento seja estudada considerando o viés científico.

 

 

Biografia do Autor

Tiago Vargas Guedes, Universidade da Região da Campanha URCAMP

Bacharel em Administração - Universidade da Região da Campanha URCAMP – Alegrete/ RS e pós-graduado em Segurança Pública pela FAVENI. E-maill:  tiago-guedes@susepe.rs.

Felipe da Silva Linhares, Universidade Luterana do Brasil- ULBRA

Licenciatura em Educação física pela Universidade Luterana do Brasil- ULBRA em Cachoeira do sul/ RS e pós- graduado em Administração Pública. E-mail: felipe-linhares@susepe.rs.gov.br.

Tiago Corrêa Vargas, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Licenciatura em Educação Física - Universidade Luterana do Brasil - ULBRA - Cachoeira do Sul e pós- graduado em Administração Pública. Email: tiago-vargas@susepe.rs.gov.br.

Luiz Eduardo Mazullo Cernicchiaro, Universidade Luterana do Brasil-ULBRA

Bacharel em Direito pela Universidade Luterana do Brasil- ULBRA e pós- graduado em Direito Processual Civil pela UNISC. E-mail: luiz-cernicchiaro@susepe.rs.gov.br.

Adriano Dias de Oliveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos -Unisinos

Formado em História pela Unisinos e pós- graduado em Segurança Pública – FAVENI. E-mail: adriano-dias@susepe.rs.gov.br.

Elaine Cantini, Centro Universitário Metodista- IPA

Bacharel em Fisioterapia- Centro Universitário Metodista- IPA e especialista em  Gestão de Sistemas Prisionais. E-mail: elaine-cantini@susepe.rs.gov.br.

Downloads

Publicado

2021-04-22

Como Citar

Guedes, T. V. ., Linhares, F. da S., Vargas, T. C. ., Cernicchiaro, L. E. M. ., Oliveira, A. D. de ., & Cantini, E. . (2021). ARMAMENTO POLICIAL: UM ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE ARMAS LONGAS EM UNIDADES PRISIONAIS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 814–826. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.879